Pesquisar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Salvador ganha primeira motofaixa da cidade em caráter experimental

Motofaixa experimental na Avenida Bonocô em Salvador, com sinalização azul no asfalto.

Prefeitura de Salvador recebeu autorização para implantar a primeira motofaixa da cidade nesta quarta-feira (12). A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) liberou a sinalização em caráter experimental, que será testada na Avenida Mário Leal Ferreira, popularmente conhecida como Bonocô. A medida terá validade até 31 de março de 2026 e contará com marcações nos dois sentidos da pista, próximas ao canteiro central.

O que você precisa saber sobre a motofaixa

  • Localização: Avenida Bonocô, em ambos os sentidos.
  • Extensão: 2,4 km no sentido BR-324 e 1,8 km no sentido Centro.
  • Duração do teste: Até março de 2026.
  • Objetivo: Organizar o tráfego e reduzir acidentes com motociclistas.

A iniciativa faz parte do projeto “Faixa Azul”, proposto pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A ideia é melhorar a fluidez do trânsito e diminuir os índices de acidentes envolvendo motos. A Senatran exigirá relatórios trimestrais da Transalvador, contendo análises técnicas, registros de ocorrências e avaliações sobre os resultados do projeto.

Frota de motos cresce 33% em cinco anos

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), a frota de motocicletas em Salvador saltou de 160.792, em 2020, para 215.393 em 2023. Esse aumento de 33% reflete a popularização das motos como meio de transporte na capital baiana. Vale destacar que o número não inclui motos de outros municípios que circulam pela cidade.

motofaixa surge como uma resposta a esse crescimento, buscando garantir mais segurança e organização no trânsito. A Transalvador espera que a medida contribua para reduzir os índices de acidentes e melhore a mobilidade urbana.

Leia mais

PUBLICIDADE