Pesquisar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Governador da Bahia comenta possível candidatura de Rui Costa ao Senado em 2026

Governador Jerônimo Rodrigues comenta candidatura de Rui Costa ao Senado em 2026

Durante a entrega de viaturas para a Polícia Civil da Bahia, realizada ontem (24) no Parque de Exposições, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou a possibilidade de o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), concorrer a uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. Em conversa com a imprensa, Jerônimo detalhou o “acordo” entre Rui Costa e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Rui Costa e o Alinhamento com Lula

“A oferta foi: ‘Presidente, eu vou trabalhar com o senhor até o momento em que o senhor entender que vale a pena, mas eu tenho colocado meu nome à disposição para servir ao Estado da Bahia e ao Senado Federal’”, explicou o governador. Ele destacou que, ao servir ao Senado, Rui Costa estaria também servindo ao país e ao projeto político alinhado com Lula.

Estratégia Eleitoral para 2026

Jerônimo ressaltou que, embora nada esteja definido, a disponibilidade de Rui Costa é vista como uma vantagem estratégica. “Qual é o time de futebol que não gosta de ter bons craques no banco ou à disposição? É o caso do grupo do Lula aqui na Bahia, é o caso do meu grupo aqui na Bahia”, comparou.

O governador também enfatizou a importância de montar uma chapa forte para as eleições de 2026. “Se nós temos três ou quatro nomes para o Senado, o que nós temos que ter é a humildade de dizer qual é o nome melhor para concorrer. Uma chapa majoritária boa, com governador e vice, e dois bons nomes para o Senado, com bons suplentes, acaba puxando a chapa para mais deputados federais e estaduais”, avaliou.

Sinergia entre Candidatos

Jerônimo ainda reforçou que a sinergia entre os candidatos é fundamental. “Da mesma forma, quando temos bons nomes para deputados estaduais e federais, ajudamos a fortalecer a chapa. É uma via de mão dupla”, completou.

Declarações Recentes de Rui Costa

Na semana passada, Rui Costa já havia sinalizado sua disponibilidade para concorrer ao Senado. Em entrevista ao colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o ministro revelou que Lula autorizou sua movimentação, mas pediu que a decisão final fosse tomada apenas no início de 2025.

“A princípio, eu coloquei meu nome disponível ao PT da Bahia para concorrer a uma vaga ao Senado. E eu conversei com o presidente, ele disse: ‘Pode colocar o nome em discussão, mas nós vamos conversar no início do ano que vem sobre isso’”, afirmou Rui Costa.

Leia mais

PUBLICIDADE