A avaliação do governo Lula e a disposição para votar no segundo turno variam entre os eleitores de Ronaldo Caiado, Augusto Cury e Renan Santos. Pesquisa Real Time Big Data aponta que o grupo de Cury tem a maior aprovação relativa ao governo federal entre os três — mas, mesmo nesse segmento, a desaprovação prevalece.
O levantamento também identifica diferenças na definição do voto. Entre os eleitores de Renan Santos, 77% dizem já ter escolhido definitivamente em quem votar no segundo turno. Já entre os eleitores de Cury, 52% afirmam que a escolha está quase definida, mas ainda pode mudar.
Comparecimento varia entre os grupos
Entre os eleitores de Caiado, 74% afirmam que irão votar no segundo turno e 16% dizem que provavelmente comparecerão. Outros 5% ainda não decidiram, enquanto 5% dizem que provavelmente não irão ou que certamente não votarão.
No grupo de Cury, 68% afirmam que irão às urnas e 14% provavelmente comparecerão. Já entre os eleitores de Renan, 50% dizem que votarão e 19% que provavelmente irão. Nesse grupo, 16% ainda não decidiram se comparecerão.
Somados os que declaram que irão votar aos que dizem que provavelmente votarão, os índices são de 90% entre os eleitores de Caiado, 82% entre os de Cury e 69% entre os de Renan.
Voto de Renan aparece mais definido
A pesquisa aponta que 77% dos eleitores de Renan Santos consideram seu voto totalmente definido para o segundo turno. Outros 10% dizem que a escolha está quase definida, e 13% afirmam estar bastante ou totalmente indecisos.
Entre os eleitores de Caiado, 57% dizem ter o voto definido. Um quarto afirma que a escolha está quase definida, mas ainda pode mudar. Outros 18% classificam a decisão como bastante ou totalmente indefinida.
No grupo de Cury, 22% dizem que o voto está totalmente definido. A maioria, 52%, afirma que a escolha está quase definida, mas pode mudar. Outros 14% se consideram totalmente indecisos e 12% não souberam responder.
Aprovação a Lula é maior entre eleitores de Cury
Entre os grupos analisados, os eleitores de Cury registram o maior índice de aprovação ao governo Lula: 44%. Ainda assim, a desaprovação é superior, chegando a 56%.
Entre os eleitores de Caiado, 22% aprovam a gestão federal e 78% desaprovam. No grupo de Renan Santos, a aprovação é de 16%, enquanto a desaprovação chega a 84% — o maior índice entre os três segmentos.
Entre os entrevistados que declararam intenção de abstenção, 37% aprovam o governo Lula e 63% desaprovam.
O que os números permitem concluir
Os resultados mostram diferenças entre os grupos pesquisados tanto na intenção declarada de comparecer quanto no grau de definição do voto. A base de Renan apresenta o maior percentual de escolhas totalmente definidas, mas também o menor índice de comparecimento certo ou provável entre os três grupos.
Já a maior aprovação relativa ao governo Lula aparece entre os eleitores de Cury, embora a desaprovação continue acima da aprovação. Os dados não indicam, por si só, como esses grupos se comportariam diante de candidatos específicos no segundo turno.