Pesquisar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Brasileiro e foragido internacional da Operação Kryptos é preso nos EUA

Foragido internacional da Operação Kryptos é preso nos EUA

Um brasileiro foragido da Justiça desde 2021 foi preso nesta terça-feira (4/3) na Flórida, Estados Unidos, em uma ação conjunta entre a Homeland Security Investigations (HSI) e a Polícia Federal (PF). O homem é um dos principais acusados de participar do esquema criminoso da Operação Kryptos, que movimentou ilegalmente mais de R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021 por meio de uma pirâmide financeira envolvendo criptomoedas.

De acordo com as investigações, o foragido deixou o Brasil utilizando um passaporte falso e se estabeleceu nos Estados Unidos, onde continuou atuando em benefício da organização criminosa. Ele era responsável por intermediar aquisições patrimoniaisconstituir empresasmovimentar contas bancáriasadquirir criptoativos e facilitar documentos migratórios para outros integrantes do esquema.

Desde agosto de 2022, o homem era alvo de uma Difusão Vermelha da Interpol, que o classificava como foragido internacional. A captura só foi possível graças ao intercâmbio de informações entre a PF e o HSI, que identificaram sua localização na região de Miami.

Após a prisão, o brasileiro permanecerá sob custódia nos Estados Unidos enquanto são adotadas as providências para sua deportação ou extradição ao Brasil. Aqui, ele poderá responder pelos crimes de lavagem de dinheirofraude financeira e associação criminosa, com penas que podem chegar a 26 anos de prisão.

Operação Kryptos é considerada um dos maiores casos de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas no Brasil. O esquema prometia altos rendimentos em investimentos fictícios, atraindo milhares de vítimas em todo o país.

LEIA MAIS

Leia mais

PUBLICIDADE