Conecte conosco

Cidades

Zona Azul: cobranças estão suspensas em toda cidade, diz prefeito

Ao todo, são 11 mil vagas do segmento na capital

Publicado

em

Bahia.ba – O prefeito ACM Neto anunciou, em vídeo divulgado no início da noite desta terça-feira (24), que está suspensa a cobrança pelas 11 mil vagas de estacionamento de Zona Azul estapalhados em Salvador, a partir desta quarta (25).

“Enquanto estivermos vivendo essa crise, não haverá a cobrança. Estamos muito atentos a cada detalhe e tomando todas as providências que sejam necessárias e que nossa capital precisa. Novas decisões serão tomadas. O acompanhamento e enfrentamento a essa crise são prioridade absoluta e nossa gestão”, afirmou o prefeito.

ACM Neto anunciou ainda a antecipação do pagamento dos salários dos aposentados e pensionistas para 48 antes dos vencimentos dos servidores. Para a folha deste mês, o pagamento aos inativos já acontece nesta quinta-feira (26). A medida visa evitar filas e aglomerações em bancos entre o público de maior risco para complicações em função do coronavírus, ainda de acordo com a gestão municipal.

Outra iniciativa pensada em benefício dos idosos, segundo o prefeito, é a obrigatoriedade de que os mercados abram das 7h às 9h para atender exclusivamente o público a partir de 60 anos.

“Alguns estabelecimentos já vinham adotando essa prática, só que no horário de 6h às 8h. Terá que ser, com o decreto, de 7h às 9h”, salientou o prefeito. A medida começa a vigorar na quinta-feira (26).

O novo decreto que, conforme a gestão municipal, será publicado a qualquer momento no Diário Oficial, também recomenda que os mercados façam entrega em domicílio, dando, inclusive, prioridade aos idosos.

BAHIA

Rui Costa sobre Covid-19: ‘Esforços para enfrentar esta guerra vão aumentar’

Estado registra 176 infectados, 18 hospitalizados e duas mortes; 17 pessoas já foram curadas e outros 1.393 casos descartados

Publicado

em

Bahia.ba – O governador Rui Costa (PT) informou nesta terça-feira (31) que o combate contra o novo coronavírus (Covid-19) será intensificado diariamente na Bahia.

Em publicação feita em seu perfil no Twitter, o chefe do Executivo estadual destacou os dados relacionados à pandemia no estado: são 176 infectados, 18 hospitalizados e duas mortes, além de outros 1.393 casos descartados e 17 pessoas curadas.

“Nossos esforços para enfrentar esta guerra vão aumentar a cada dia. Bom senso, equilíbrio, solidariedade e trabalho”, escreveu.

Rui também reforçou o pedido de isolamento social, estratégia que é considerada a mais eficaz para o combate da proliferação da doença. “Fique em casa. Todos contra o coronavírus”.

Continuar Lendo

BAHIA

Coronavírus: MPT-BA registra aumento de denúncias trabalhistas

Crescimento foi de 65% acima da média do período, totalizando 185 denúncias; estima-se que cerca de 100 mil trabalhadores estão sendo afetados pelas irregularidades denunciadas

Publicado

em

Metro1 – O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) registrou um aumento no número de denúncias trabalhistas neste mês, por causa da pandemia do coronavírus. Segundo o órgão, o crescimento foi de 65% acima da média do período, totalizando 185 denúncias. Como os casos denunciados são de repercussão coletiva, estima-se que cerca de 100 mil trabalhadores estão sendo afetados pelas irregularidades denunciadas.

De acordo com MPT-BA, do total de denúncias, 91 estão diretamente relacionadas à Covid-19.

A irregularidade mais citada nas denúncias são relacionadas às condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. Outras irregularidades denunciadas são ameaças de suspensão de contratos de trabalho, redução de salários e do pagamento e empregadores ainda não formalizados.

Continuar Lendo

BAHIA

Cimatec inicia entrega de álcool envasado em unidades de saúde

A ação faz parte da força tarefa coordenada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico

Publicado

em

Bahia.ba – O sistema público de saúde da Bahia começou a receber, nesta sexta-feira (27), o álcool líquido diluído para 70% e envasado pelo Cimatec Park. A ação faz parte da força tarefa coordenada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Planejamento (Seplan), com o apoio de diversas empresas. O álcool foi doado por usinas sucroalcooleiras que operam no estado – 60 mil litros da Usina Santa Maria, 30 mil da Bahia Etanol e 100 mil da Agrovale.

“Hoje iniciamos o processo de distribuição de 15 mil litros, devidamente envasados em garrafas pet de 1 litro, que começam a fortalecer as unidades de saúde. O processo de limpeza da linha e o envase do álcool começou ontem, quinta-feira (26). Tivemos que realizar a diluição do álcool que nos foi enviado a 92%. Já finalizamos a diluição e envase do primeiro lote de 20 mil litros que recebemos e já estamos iniciando o segundo lote, com 45 mil litros”, disse o diretor do Senai Cimatec, Leone Andrade.

De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, a produção do álcool envolve, além do Cimatec Park, as empresas do setor sucroalcooleiro, que estão doando o álcool, de empresas que estão doando vasilhas, rótulos, embalagens de papelão, além daquelas na área de logística.

“Vale destacar o profissionalismo que está sendo adotado na linha de produção, pois este produto será utilizado para limpeza de superfícies como cadeiras, bancos, mesas, maçanetas, ferragens e louças de sanitários, além de toda parte de utensílios médicos e das salas de UTI, como macas e todas as demais superfícies que precisam de assepsia constante, como aparelhos hospitalares e camas”, disse.

“Estamos vivenciando um esforço conjunto contra o coronavírus. Essa doação das usinas, que virou álcool 70 para os hospitais, nada mais é que o efeito do desenvolvimento econômico em forma de solidariedade. E isto é o que o povo baiano precisa para passar firme por essa crise gerada por essa pandemia mundial”, diz o vice-governador, João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, ressalta que a instituição não está poupando esforços para dar sua contribuição neste momento em que é imprescindível preservar vidas.

“O Cimatec tem atuado em várias frentes, desde esta linha de envase de álcool, até na manutenção e recuperação de respiradores mecânicos, numa ação que está sendo replicada pela Confederação Nacional da Indústria e Senai Nacional, e também estamos adquirindo máquinas para a realização de testes de PCR, que podem detectar se um paciente com suspeita da Covid-19 tem ou não o vírus. Adicionalmente, a FIEB está liderando uma rede de doadores do setor empresarial baiano para a compra emergencial de mais de 100 novos respiradores mecânicos”.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA