Em uma noite tensa no Barradão, o Vitória foi desbancado da liderança do Grupo A da Copa do Nordeste após um empate em 1 a 1 com o Altos na Quarta-Feira de Cinzas (5). Com um jogador a menos desde o primeiro tempo, o Leão abriu o placar com Hugo, mas acabou cedendo o empate no segundo tempo, graças a Rodrigão, que fez valer a “Lei do Ex”.
Com o resultado, o Rubro-Negro caiu para a vice-liderança do Grupo A, somando 11 pontos, um a menos que o Sport, que assumiu a ponta da tabela. Já o Altos, com cinco pontos, subiu para a quinta posição.
Primeiro tempo: Vitória abre o placar, mas fica com um a menos
O Vitória começou pressionando e teve a primeira grande chance aos sete minutos, quando Gustavo Mosquito finalizou perto da trave direita de Careca. Dois minutos depois, Lucas Braga arrancou pela esquerda e cruzou para Carlos Eduardo, que furou e desperdiçou a oportunidade.
Aos 15 minutos, Lucas Braga voltou a ameaçar com um cruzamento na área, mas Wellington Rato, após dominar, chutou para fora. Aos 29 minutos, o jogo mudou completamente com a expulsão de Carlos Eduardo, que acertou Leozídio com as travas em uma dividida e recebeu cartão vermelho direto.
Mesmo com um jogador a menos, o Leão abriu o placar aos 33 minutos. Em uma cobrança de falta ensaiada, Wellington Rato tocou para trás, e Hugo bateu de primeira, de fora da área, para marcar um golaço.
O Rubro-Negro ainda teve chance de ampliar aos 42 minutos, quando Wellington Rato chutou forte, Careca espalmou, e Hugo, no rebote, furou feio, perdendo a oportunidade de marcar o segundo gol.
Segundo tempo: Altos pressiona e Rodrigão empata
Com um homem a mais, o Altos voltou do intervalo mais ofensivo. Aos sete minutos, os jogadores do Vitória reclamaram de um possível toque de mão na área, mas o árbitro Léo Simão Holanda mandou o jogo seguir.
Aos 23 minutos, Rodrigão assustou ao cabecear com perigo, mas a bola passou ao lado. Cleiton Robozão também teve chance aos 32 minutos, mas não conseguiu finalizar com precisão.
Aos 35 minutos, o Altos chegou ao empate. Cleiton Robozão recebeu a bola na lateral, girou e cruzou para a área. A bola sobrou para Rodrigão, que empurrou para o fundo das redes, fazendo valer a “Lei do Ex”.
O Vitória ainda teve chances de virar o jogo. Aos 41 minutos, Carlinhos desperdiçou um contra-ataque promissor. Nos acréscimos, o Rubro-Negro criou três oportunidades, mas a defesa do Altos cortou os cruzamentos de Cáceres, e Bruno Xavier não conseguiu finalizar.
Próximos compromissos
O Vitória volta a campo no sábado (8), às 18h, contra o Atlético de Alagoinhas, no Barradão, pela semifinal do Campeonato Baiano. Com uma vantagem de 4 a 0 no placar agregado, o Leão pode perder por até três gols de diferença que ainda assim avança para a final.
Já na Copa do Nordeste, o próximo desafio será contra o Sport, mas a data ainda será definida pela CBF.