Conecte conosco

MUNDO

URGENTE: Câmara dos Estados Unidos aprova impeachment de Donald Trump

Publicado

em

Sputnik – A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou o impeachment do presidente Donald Trump nesta quarta-feira (13). O caso agora vai para o Senado.

Após um longo debate realizado pelos congressistas, os congressistas aprovaram a tese de acusação de “incitamento à insurreição”, no episódio da invasão ao Capitólio.

Durante o debate antes da votação, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, havia pedido a republicanos e democratas que “consultassem suas almas” antes de definirem o voto.

Trump “deve ir [embora]. Ele é um perigo claro e presente para a nação que todos amamos”, afirmou Pelosi, de acordo com a AP.

Donald Trump é o primeiro presidente dos EUA a ter o impeachment votado pela Câmara do país por duas vezes. O primeiro pedido de impeachment, que foi aprovado, acusou Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. O Senado absolveu o presidente das acusações.

Pouco antes do início da votação, Steny Hoyer, membro do Partido Democrata, pediu aos legisladores que “rejeitem a sedição, a tirania e a insurreição” e votem pelo impeachment de Trump “pela América, por nossa constituição, pela democracia, pela história”.

P U B L I C I D A D E

MUNDO

Aviões com ajuda humanitária da Rússia aterrissam em Cuba

Publicado

em

avião com ajuda humanitária chega a cuba

Agência Sputnik – Os dois primeiros aviões com ajuda humanitária russa chegaram a Cuba, informou correspondente da Sputnik do Aeroporto Internacional José Martí.

“Dois aviões russos pousaram no aeroporto. Eles estão sendo descarregados na pista”, afirmou correspondente.

Anteriormente, o Ministério das Ralações Exteriores de Cuba confirmou a primeira entrega de ajuda russa no Twitter.

Betsy Díaz Velázquez, ministra do Comércio Interno, e Ana Teresita González Fraga, primeira vice-ministra do MINCEX (Ministério do Comércio Externo e do Investimento Estrangeiro), recebem o primeiro de dois voos provenientes da Rússia com ajuda humanitária para enfrentar a COVID-19.

Dois aviões com mais de 88 toneladas de ajuda humanitária russa chegaram a Cuba, informou um correspondente da Sputnik do Aeroporto Internacional José Martí. A ajuda, que inclui mais de 1 milhão de máscaras médicas, está agora sendo descarregada na pista.

No sábado (24), dois aviões militares de transporte russos foram enviados a Cuba para entregar alimentos e equipamentos de proteção pessoal.

As dificuldades econômicas foram desencadeadas pelo contínuo bloqueio dos EUA a Cuba. De acordo com o governo cubano, o lançamento da vacina do país foi adiado porque as sanções dos EUA impediram a importação de matérias-primas.

Até mesmo agora, enquanto os casos de COVID-19 começam a atingir os níveis mais altos desde o início da pandemia, Biden não fez qualquer tentativa para levantar as restrições econômicas.

De acordo com Havana, o bloqueio econômico, financeiro e comercial dos EUA causou ao país perdas econômicas estimadas em mais de US$ 144 bilhões (R$ 748,5 bilhões).

https://t.me/sputniknewsint/10740

Continuar Lendo

MUNDO

Rússia e China apresentam plano para criar Estação Científica Internacional na Lua até 2035

Publicado

em

Nesta quarta-feira (16), as delegações da Rússia e da China apresentaram uma estratégia para criar uma Estação Científica Internacional na Lua até 2035.

A estação vai ser construída em três estágios. Durante o primeiro, de 2026 a 2030, os dois países vão iniciar as operações conjuntas, obter amostras da superfície lunar e testar as tecnologias do centro de comando da estação.

Depois disso, os países vão implantar sistemas responsáveis pela energia, comunicação e entrega de equipamentos na órbita e na Lua. O segundo estágio ocorrerá de 2031 a 2035.

Rússia e China pretendem colocar a estação totalmente em serviço durante o terceiro estágio.

O vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês), Wu Yanhua, afirmou que diversos países já expressaram interesse em participar do projeto.

“Alguns países, como a Tailândia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos também demonstraram interesse em participar do programa”, afirmou Wu.

Com informações do Sputinik News.

Continuar Lendo

MUNDO

Presidente Emmanuel Macron leva tapa na cara durante visita à cidade francesa de Drôme

Publicado

em

Nesta terça-feira (8), o presidente da França, Emmanuel Macron, levou um tapa na cara de um homem durante visita à cidade de Drôme, no sudeste da França.

Em um vídeo divulgado no Twitter, é possível ver o momento em que um homem, vestindo camiseta verde, com óculos e máscara facial, grita “fora Macron!”, e logo em seguida, acerta um tapa na cara do presidente.

Os seguranças do presidente francês interviram rapidamente, colocando o homem no chão e afastando Macron do local.

Posteriormente, a comitiva do presidente confirmou que um homem havia acertado Macron com um tapa.

Depois do incidente, envolvendo o presidente francês durante visita a Drôme, duas pessoas foram detidas, segundo a Reuters.

Com informações do Sputnik News.

Continuar Lendo

MUNDO

Líderes da oposição em Israel afirmam ter chegado a acordo para derrubar Netanyahu

Publicado

em

Líderes da oposição em Israel afirmam ter chegado a acordo para derrubar Netanyahu

Os opositores do primeiro-ministro de Israel, anunciaram a conclusão de um acordo para formar uma nova coalizão governamental, abrindo o caminho para a expulsão de Benjamin Netanyahu como líder de Israel desde 2009, relata a agência norte-americana Associated Press (AP).

O anúncio dramático de Yair Lapid, centrista e líder da oposição, e Naftali Bennett, ultranacionalista e seu principal parceiro da coalizão, chegou momentos antes da meia-noite, e impediu que o país mergulhasse no que teria sido sua quinta eleição consecutiva em pouco mais de dois anos.

Em uma declaração no Twitter, Lapid disse que informou Reuven Rivlin, o presidente de Israel, sobre o acordo.

“Este governo trabalhará para todos os cidadãos de Israel, aqueles que votaram a favor e aqueles que não votaram. Ele fará de tudo para unir a sociedade israelense”, afirmou.

Likud, o partido liderado por Netanyahu, ganhou as últimas eleições legislativas de Israel em 23 de março de 2021, mas com uma pequena pluralidade de 24,2%.

Nesta quarta-feira (2) o Knesset, parlamento israelense, também elegeu Isaac Herzog, um político veterano e herdeiro de uma proeminente família israelense, como o próximo presidente de Israel. A presidência tem, em grande parte, um papel cerimonial, cujo objetivo é servir como bússola moral e unidade do país.

“Eu pretendo ser o presidente de todos. Devemos defender o status internacional de Israel e sua boa reputação na família das nações, combater o antisemitismo e o ódio a Israel, e preservar os pilares de nossa democracia”, declarou Herzog, após o fim da contagem dos votos.

Agência Sputnik

Continuar Lendo

MUNDO

Isaac Herzog é eleito presidente de Israel

Publicado

em

saac Herzog é eleito presidente de Israel

Filho do sexto presidente israelense, o presidente da Agência Judaica se tornou o 11º presidente de Israel, informou a rádio Galei Tzahal.

De acordo com a rádio, Isaac Herzog obteve 87 votos dos parlamentares, contra 26 de Miriam Peretz, a segunda candidata.

Nesta quarta-feira (2), o Knesset se reuniu em sessão extraordinária para eleger o presidente, por voto secreto. Os parlamentares votaram por ordem alfabética.

A data da posse será anunciada posteriormente. O mandato do atual presidente israelense, Reuven Rivlin, chegará ao fim no dia 9 de julho.

O mandato do novo presidente é de sete anos. Apesar de Israel eleger o chefe de Estado, o poder real do país está nas mãos do primeiro-ministro.

Continuar Lendo

MUNDO

Submarino indonésio que estava desaparecido é encontrado aos pedaços

Publicado

em

Do Agência Brasil – Um submarino indonésio que estava desaparecido foi encontrado naufragado e dividido em pelo menos três partes no fundo do mar de Bali, disseram oficiais do exército e da marinha neste domingo (25), enquanto o presidente enviava condolências aos parentes dos 53 tripulantes.

As equipes de resgate também encontraram novos objetos, incluindo um colete salva-vidas, que eles acreditam pertencer ao KRI Nanggala-402, submarino de 44 anos que perdeu o contato com o radar na quarta-feira (21) enquanto se preparava para conduzir um exercício de torpedo.

“Com base nas evidências, pode-se afirmar que o KRI Nanggala afundou e todos os seus tripulantes morreram”, disse o líder militar Marechal Hadi Tjahjanto aos repórteres.

O chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono, disse que a tripulação não tinha culpa pelo acidente, afirmou que o submarino não sofreu um blecaute e culpou as “forças da natureza”.

“O KRI Nanggala é dividido em três partes, o casco do navio, a popa e as partes principais, que estão todas separadas, com a parte principal tendo sido encontrada rachada”, disse ele.

“Existem partes espalhadas do submarino e seu interior na água.”

O presidente Joko Widodo havia confirmado mais cedo a descoberta dos destroços no mar de Bali e enviou às famílias das vítimas suas condolências.

“Todos nós, indonésios, expressamos nossa profunda tristeza por essa tragédia, especialmente às famílias da tripulação do submarino.”

Uma varredura no sábado detectou o submarino a 850 metros, muito além da área de mergulho do Nanggala.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA