Caro amigo navegante, bom dia! Dizem que a política é a arte de criar ordem no caos, mas em Simões Filho parece ser o contrário: é a arte de criar caos na ordem. Tudo parece ter começado quando Dinha, o ex-prefeito, presenteou Del com uma réplica da Arca da Aliança após a cerimônia de posse. Só que, em vez dos Dez Mandamentos e o maná, a arca veio com um manual de “DEZordens”. E olha que Del parce estar seguindo à risca, como se fosse um aluno aplicado no curso do “Como Governar sem Governar“.
Pensando no que estaria escrito em tal manual e com base no que vem acontecendo nos primeiros 60 dias de mandato do prefeito Del, os Textículos do Mário – A coluna jornalística mais sarcática da política baiana. Listou as Dez possiveis ordens escritas pelo ex-gestor, veja abaixo:
As 10 “DEZordens” de Dinha a Del
Como Governar sem Governar
- “Não mexa nas contas da minha gestão” – Afinal, auditoria é coisa que só dá dor de cabeça.
- “Não nomeie ninguém sem me avisar” – Dinha é o “telefone vermelho” da prefeitura.
- “Não decida nada sem minha opinião” – Del é o “anotador oficial” de Dinha.
- “Não cutuque meus aliados” – A panelinha tem que continuar intacta.
- “Não corte os benefícios dos meus apoiadores” – O “maná” deles é sagrado.
- “Não questione minhas indicações” – Mesmo que o indicado seja um primo distante.
- “Não divulgue os gastos” – Sigilo é a primeira regra do bom vassalo.
- “Não priorize projetos sem minha bênção” – Dinha é o “Moisés” das prioridades alheias.
- “Não fale com a imprensa sem meu aval” – Del, o “repetidor” da gestão passada.
- “Não saia da cadeira sem minha permissão” – Cadeira? Melhor chamar de “trono emprestado”.
Del: O Prefeito que não decide
Pelas ruas, o povo comenta que Del parece mais um “fantoche” do que prefeito. Enquanto isso, os bairros estão abandonados, e os apoiadores, que ainda não receberam suas “recompensas”, começam a reclamar. Alguns até dizem que estão passando fome. E a culpa? Bem, a culpa parece estar sempre longe do trono.
A Justiça pode chegar
Ah, e tem mais: a Justiça pode cassar os mandatos de Del e Simone por abuso de poder. Mas alguns vereadores garantem que “tudo vai acabar em pizza”. Será que a pizza é de maná?
Câmara volta a trabalhar
Na terça-feira (18), a Câmara retoma os trabalhos. Será a chance de vereadores e população cobrarem ações concretas. Enquanto isso, Dinha torce para que ninguém lembre da tal Arca. Afinal, se abrirem a tampa, quem sabe não encontram… outras dez desordens?
Se a política de Simões Filho fosse um filme, Dinha seria o diretor, Del, o ator coadjuvante, e o povo de Simões Filho, o público que paga o ingresso. Fica a dica: se a Arca um dia for aberta, preparem a pipoca.