Conecte conosco

MUNDO

Sudão revoga lei que controlava o comportamento e roupas de mulheres

Medida foi aprovada junto com dissolução do partido do ex-ditador Omar al-Bashir

Publicado

em

Metro1 – O governo do Sudão acabou nesta quinta-feira (28) com a lei que controlava a forma que mulheres agiam e se vestiam em público. Ao mesmo tempo, foi anunciada a dissolução do partido do ex-ditador Omar al-Bashir, deposto após 30 anos no poder por pressão de onda de protestos de ampla participação feminina.

Desde quando o país implementou a lei islâmica tradicional, em 1983, a medida de ordem pública proibia “atos indecentes e imorais” de forma vaga, o que criava espaço para exploração como ferramenta de controle da população. De forma prática, a medida proibia mulheres de participarem de festas e interagirem com homens.

Elas também precisavam de autorização masculina para trabalhar, deviam se vestir “modestamente” – não podiam usar calça, por exemplo – e, caso fizessem algo percebido como ilegal, ficavam sujeitas a chibatadas. Em alguns casos, a punição podia chegar a apedrejamentos e até execuções.

MUNDO

Após declaração de Bolsonaro, ativista Greta Thunberg muda descrição no Twitter para ‘pirralha’

Bolsonaro se referiu à Greta como “pirralha” ao ser questionado por jornalistas se estava preocupado com as mortes de dois indígenas da etnia Guajajara no Maranhão

Publicado

em

Metro1 – A ativista sueca Greta Thunberg mudou na manhã de ontem (10) a sua descrição biográfica no Twitter para “Pirralha”, após uma declaração do presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro se referiu à Greta como “pirralha” ao ser questionado por jornalistas, nesta terça, se estava preocupado com as mortes de dois indígenas da etnia Guajajara em um atentado ocorrido no último sábado (7) no Maranhão. “A Greta já falou que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí, pirralha” disse.

Logo após o presidente afirmou que “qualquer morte preocupa” e que seu governo deseja “cumprir a lei”, e ir contra o desmatamento e queimadas ilegais.

Continuar Lendo

MUNDO

Terremoto de magnitude 4,8 atinge Florença, na Itália

Pessoas saíram de suas casas e serviços de trem foram afetados em todo o país

Publicado

em

Metro1 – Um terremoto atingiu parte da cidade de Florença, na Itália, nesta segunda-feira (9) pela manhã. De acordo com o G1, não houve destruição de edifícios, mas alguns foram danificados. Pessoas saíram de suas casas e serviços de trem foram afetados em todo o país.

O tremor de magnitude de 4,8 atingiu a cordilheira dos Apeninos às 3h30 (23h30 de domingo em Brasília), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. A magnitude não é considerado de intensidade muito forte.

Continuar Lendo

MUNDO

Trump reage a anúncio de teste de mísseis na Coreia do Norte

Presidente dos Estados Unidos diz a Kim Jong-un que ele deve desnuclearizar o país pois “tem muito a perder”

Publicado

em

Metro1– O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu ao anúncio feito pelo presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que noticiou  hoje (8) um “teste muito importante” realacionado ao programa de mísseis. Trump afirmou, pelo Twitter, que o presidente norte-coreano deve desnuclearizar o país e abandonar a postura hostil, ou corre o risco de perder “tudo”. 

“Kim Jong-un é inteligente demais e tem muito a perder, tudo na verdade, se agir de maneira hostil”, disse Trump. O presidente norte-americano relembrou ainda que os dois chefes de Estado assinaram, no ano passado, um acordo de desnuclearização completa da península, e pede para ele não descumpra o pacto. 

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA