Pesquisar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Servidora denuncia perseguição na Saúde de Simões Filho

Del, Iridan e Simone

A Secretaria de Saúde de Simões Filho está no centro de uma polêmica envolvendo suposta perseguição política a servidores concursados com mais de 30 anos de serviço. De acordo com relatos, a administração municipal, liderada pelo prefeito Del do Cristo, sua vice Simone Costa e o ex-prefeito Dinha, estaria punindo funcionários que não apoiam o grupo político que está no poder.

Um caso emblemático foi relatado ao site Tudo é Política por uma servidora que preferiu não se identificar no memento. Ela afirma ter sido transferida de seu local de trabalho original, no posto de saúde do bairro Paulo Souto, para atuar no posto de saúde de Aratu, local muito distante de sua residência. A decisão teria sido tomada após a servidora participar de uma reunião de oposição realizada no Espaço Fama, no centro da cidade, na última segunda-feira.

A servidora, eleitora declarada do deputado estadual Eduardo Alencar, descreveu a situação como uma clara retaliação política. “Não estamos em ano eleitoral, e essa decisão fere meu direito de livre escolha política. Fui penalizada apenas por não apoiar o grupo do prefeito e ter ido na reunião com Alencar”, afirmou.

Justificativa da secretaria de saúde

Segundo a servidora, a transferência foi comunicada pela Secretaria de Saúde, sob a gestão de Iridan Brasileiro, com a justificativa de falta de pessoal em Aratu. No entanto, a explicação não convenceu a funcionária, que vê a medida como um ato de perseguição.

A situação tem gerado indignação entre os servidores e na população local, que questionam a legitimidade da decisão. “Isso é um abuso de poder. Servidores concursados não podem ser punidos por suas escolhas políticas”, comentou um outro servidor, que teme, também ser transferido, e por isso pediu sigilo de sua identidade.

Crise na gestão municipal

A polêmica ocorre em um momento de instabilidade na administração de Simões Filho. Circulam relatos no aplicativo WhatsApp de que o prefeito Del do Cristo estaria insatisfeito com a atual secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, mas enfrenta seria resistência para substituí-la. A influência do ex-prefeito Dinha e a falta de pulso, autonomia e autoridade do prefeito Del do Cristo Rei para compor sua equipe têm sido apontadas como fatores que agravam a crise.

Pessoas próximas ao prefeito sugerem que a situação poderia ter sido evitada se o prefeito tivesse realizado uma auditoria nas contas da gestão anterior. “Essa medida daria ao prefeito argumentos sólidos para enfrentar essa resistência e evitar o desgaste político”, afirmou uma dessas pessoas.

Repercussão e expectativas

A falta de transparência e os supostos atos de perseguição política têm comprometido a imagem da administração municipal. A população aguarda um posicionamento oficial da prefeitura sobre o caso, enquanto servidores e entidades de classe pressionam por uma solução que respeite os direitos dos funcionários públicos.

Com a palavra, a Prefeitura de Simões Filho.

Leia mais

PUBLICIDADE