Conecte conosco

Cidades

Salvador terá primeira paróquia e primeiro santuário dedicados à futura Santa Dulce dos Pobres

Templos serão instituídos no domingo, 13 de outubro, logo após a canonização

Publicado

em

Metro1 – No mesmo dia da canonização de Irmã Dulce, que será proclamada Santa Dulce dos Pobres neste domingo (13), serão criados, em Salvador, a Paróquia Santa Dulce dos Pobres e o Santuário Santa Dulce dos Pobres, os primeiros do mundo dedicados a ela. A informação é do G1.

A Paróquia ficará no bairro do Saboeiro e será formada por sete comunidades. A matriz paroquial será a atual Capela Santíssima Trindade (Rua Silveira Martins, nº 32, Saboeiro). A nova paróquia será fundada às 7h30 do dia 13 de outubro, logo após a Missa de Canonização.

No mesmo horário, será criado o primeiro Santuário do mundo dedicado à Santa Dulce dos Pobres. Na ocasião, o bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida presidirá a Missa e fará a leitura do Decreto de Criação. Localizado no Largo de Roma, na capital baiana, o templo, que era dedicado à Imaculada Conceição da Mãe de Deus, abriga restos mortais da futura santa.

Cidades

Prefeitura de Feira de Santana endurece restrições após descumprimento de decretos

Segundo o prefeito Colbert Martins (MDB), empresas e parte da população têm desrespeitado medidas contra o coronavírus

Publicado

em

Bahia.ba – O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), decidiu endurecer o combate contra o novo coronavírus na cidade, após identificar que empresas e parte da população tem descumprido os decretos municipais. Na segunda-feira (18), o gestor decidiu suspender o funcionamento do comércio e determinou fiscalização mais rígida em bairros economicamente ativos do município.

De acordo com o prefeito, a fiscalização realizada pela prefeitura já vinha identificando, em alguns bairros, o funcionamento de bares, restaurantes e pizzarias, além da realização de competições amadoras, todos proibidos por decretos. Além disso, alguns estabelecimentos não estavam cumprindo regras como permitir o acesso somente de pessoas com máscaras, disponibilizar de álcool em gel e o controlar o número de clientes dentro das lojas.

“Todas as nossas decisões são baseadas na ciência, em dados, em critérios técnicos. Neste sentido, decidimos endurecer as medidas e estamos estudando outras. Vamos, por exemplo, realizar uma fiscalização mais rigorosa em bairros de grande circulação, inclusive com possibilidade de alguns estabelecimentos que estão descumprindo os decretos perderem o alvará de funcionamento”, afirma Colbert.

Segundo o ele, o maior fluxo de pessoas nos bairros economicamente ativos é registrado nos finais de semana, o que exige fiscalização mais rígida e até eventuais medidas mais restritivas. “Nos finais de semana, percebemos que parte da população ainda insiste em realizar aglomerações e frequentar estes locais, o que representa um grande risco de contágio”, frisa.

Nas ruas, também foi observado que parte da população não vinha respeitando os decretos que obrigavam o uso de máscara e que impediam aglomerações. Nos últimos dias, o prefeito já vinha alertando que, embora a situação esteja controlada na cidade, o desrespeito às regras poderia resultar em medidas mais restritivas.

Prorrogação – Além do fechamento do comércio, o decreto publicado nesta segunda mantém a suspensão das atividades de todos os shopping centers, galerias, lojas de conveniência de postos de gasolina e afins, Feiraguay, Mercado de Arte Popular, Campo do Gado, bares e restaurantes. A restrição também continua para academias de ginásticas, cinemas, teatros e demais casas de espetáculos e eventos. Além disso, as aulas na rede municipal e nas unidades privadas seguem suspensas.

De acordo com o decreto, a Ceasa e o Centro de Abastecimento continuam a funcionar das 4h às 14h. O serviço de delivery ou take-away (retirada no balcão) também permanecerá a funcionar normalmente. Além disso, os serviços essenciais como supermercados, farmácia e instituições bancárias seguem funcionando.

Continuar Lendo

BAHIA

Feira de Santana: Prefeitura inicia distribuição de 15 mil testes rápidos

Publicado

em

Bahia.ba – A prefeitura de Feira de Santana, a 108 km da capital baiana, inicia nesta semana a distribuição de testes rápidos para o diagnóstico de coronavírus. A gestão feirense adquiriu, ao todo, 15 mil exames da China para atender as necessidades do Laboratório de Análises Clínicas da Fundação Hospitalar, Hospital da Mulher e da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o prefeito Colbert Martins (MDB), a administração municipal investiu R$ 1,3 milhão para ajudar no diagnóstico dos casos de covid-19 na cidade. Do total de testes adquiridos pela prefeitura, 1.000 já chegaram a Feira de Santana.

“Estes testes estão indo para a Secretaria de Saúde para fazer o exame, principalmente, em pessoas que estão com suspeita grave em relação ao coronavírus e também aos profissionais da área de Saúde. Os investimentos da prefeitura são para ajudar no combate ao coronavírus”, declarou o gestor.

Continuar Lendo

Cidades

Governo prorroga suspensão de aulas na Bahia

Além das aulas, está terminantemente proibida a realização de atividades com a presença de público superior a 50 pessoas e a realização de jogos de futebol

Publicado

em

Bahia.ba – O Governo do Estado anunciou na manhã desta quarta-feira (15) a prorrogação da suspensão das aulas em toda Bahia até o dia 3 de maio.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, que altera o Decreto n° 19.586, criado para conter a disseminação do novo coronavírus no Estado.

Além da suspensão das aulas, a medida engloba a suspensão de eventos e atividades coma presença de público superior a 50 pessoas e a abertura e funcionamento de zoológicos, museus e teatros, além da proibição da realização de jogos de futebol profissionais e amadores.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA