Conecte conosco

Saúde

Pesquisas indicam indicam ingestão de microplásticos por humanos

Dia Mundial da Limpeza chama atenção para o descarte correto de resíduos sólidos

Publicado

em

Metro1 – Canudos, copos e embalagens plásticas descartados de forma incorreta no ambiente podem acabar sendo ingeridos por uma pessoa em fragmentos imperceptíveis ao olho humano no copo de água ou alimento. Os microplásticos geram preocupação na comunidade científica por causa da pouca informação a respeito de seu impacto na saúde humana, e são um dos pontos de discussão do Dia Mundial da Limpeza, que ocorreu ontem (21).

A data busca chamar atenção para combater o descarte incorreto de resíduos sólidos com ações como limpeza de praias. Uma vez no mar, objetos plásticos se fragmentam ao se ressecarem em decorrência do calor ou sal marinho, e ficam tão pequenos que se inserem na cadeia alimentar do oceano, adentrando o corpo humano por meio de peixes e frutos do mar, um vegetal que não foi bem limpo ou um copo d’água. Estimativas da ONU apontam que existem 51 trilhões de partículas de microplásticos no oceano.

Saúde

Tratamento de tuberculose alcança número recorde de pacientes

Aumento está associado com melhor diagnóstico da doença

Publicado

em

Metro1 – No ano passado, o número de pacientes que tiveram acesso ao tratamento de tuberculose atingiu um recorde, o que se deve também ao melhor diagnóstico da doença – foram sete milhões diagnosticados contra 6,4 milhões em 2017. O Relatório Global de Tuberculose da Organização Mundial de Saúde (OMS) mais recente, publicado dia (17), também revelou uma queda no número de mortes pela doença, indo de 1,6 milhão em 2017 para 1,5 milhão em 2018.

“Hoje marcamos a passagem do primeiro marco no esforço de alcançar pessoas que estão perdendo serviços para prevenir e tratar a tuberculose. Isso é uma prova de que podemos alcançar metas globais se unirmos forças, como fizemos por meio da iniciativa conjunta Find.Treat.All.EndTB entre OMS, Stop TB Partnership e Fundo Global de Combate à Aids, TB e Malária”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Continuar Lendo

Saúde

Bahia registra novas ocorrências e contabiliza 22 casos de sarampo

De acordo com a Sesab, os números correspondem a levantamento feito até a semana epidemiológica 41 (12)

Publicado

em

Metro1 – A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) divulgou um novo boletim sobre os casos de sarampo registrados até esta quinta-feira (17) na Bahia. O número subiu de 20 a 22 na última semana. O último boletim havia sido divulgado em 10 de outubro. De acordo com a Sesab, os números correspondem a levantamento feito até a semana epidemiológica 41 (12/10).

Dos 22 casos de sarampo confirmados na Bahia, 12 são em Santo Amaro, 5 em Gandu, 1 em Ituberá, 1 em Jacobina, 1 em Palmeiras, 1 em Salvador e 1 em Andorinha. Ainda segundo a pasta, do total de casos, cinco são importados, o que significa que a contaminação ocorreu em outras localidades fora da Bahia, mas a notificação se deu durante a estadia aqui no estado. esses casos são em Porto Seguro (1), Salvador (1), Souto Soares (1) e Caetité (2).

Até o momento, foram notificados 536 casos suspeitos de sarampo, sendo 282 descartados, 22 confirmados, enquanto 232 permanecem em investigação.

Continuar Lendo

Saúde

Outubro Rosa: HMS realiza exames gratuitos de ultrassonografia mamária

Marcação é feita nas UPAs através do Sistema Vida

Publicado

em

Bahia.ba – O Hospital Municipal de Salvador (HMS), administrado pela Santa Casa da Bahia, disponibiliza no mês do outubro rosa mais de 1.000 vagas para exames relacionados à saúde da mulher como ultrassonografia mamária, além de transvaginal e pélvica.

Para garantir sua vaga, as interessadas devem marcar o exame através do Sistema Vida, que permite a marcação, acompanhamento e consulta a todo o histórico da pessoa. O Sistema é mantido pela Prefeitura de Salvador e pode ser acessado através do endereço http://www.portalvida.saude.salvador.ba.gov.br.

Segundo a diretora médica do HMS, Thayse Barreto, destaca a importância dessa iniciativa. “59.700 novos casos de câncer de mama são estimados para esse ano e o Hospital Municipal, atento a essa realidade, busca através dessa ação conscientizar as mulheres em relação à prevenção e contribuir com a saúde feminina”, observa.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA