Sexta, 03 de Dezembro de 2021
28°

Muitas nuvens

Simões Filho - BA

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que regulamenta a venda antecipada de veículos apreendidos em operações contra lavagem de dinheiro

Reila Maria/Câmara dos Deputados Rodrigo Coelho: medida irá beneficiar tanto o poder público, quanto os cidadãos A Comissão de Viação e Transport...

26/11/2021 às 09h40
Por: Mário luiz Nobre Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Rodrigo Coelho: medida irá beneficiar tanto o poder público, quanto os cidadãos - (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados)
Rodrigo Coelho: medida irá beneficiar tanto o poder público, quanto os cidadãos - (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1411/21, que regulamenta a venda antecipada de automóveis apreendidos em ações de combate à lavagem de dinheiro.

A proposta autoriza a Polícia a vender esses automóveis em leilão, preferencialmente eletrônico, 180 dias após a apreensão. O preço final não poderá ser inferior a 80% do valor da avaliação pericial.

O projeto determina ainda que o comprador do veículo ficará isento do pagamento de multas e tributos existentes no nome do bem, sem prejuízo da execução fiscal do antigo proprietário.

O relator da matéria, deputado Rodrigo Coelho (Pode-SC), afirmou que a alteração na Lei de Lavagem de Dinheiro irá beneficiar tanto o poder público, com a redução dos custos de armazenamento dos veículos, quanto os cidadãos, que terão o valor do bem preservado.

Rodrigo Coelho, no entanto, apresentou emendas ao texto. A primeira deixa claro que a receita obtida com o leilão será usada para o pagamento de tributos, encargos e multas relacionados ao veículo. A segunda emenda inclui essa regra no Código de Trânsito Brasileiro.

Regra atual
Atualmente, a Lei de Lavagem de Dinheiro já permite a alienação antecipada de bens apreendidos em ações de combate à lavagem de dinheiro e corrupção. Ou seja, o juiz pode determinar a venda antes do final do processo judicial. A medida visa garantir a preservação do valor do bem. Os valores arrecadados ficam em uma conta aguardando a conclusão do julgamento.

O autor do projeto, deputado Delegado Pablo (PSL-AM), defende que os veículos apreendidos tenham uma regra específica de alienação antecipada. O objetivo é diminuir a ocupação dos depósitos policiais onde os carros são guardados, que traz prejuízo aos cofres públicos. “Alguns desses bens necessitam de conservação constante”, disse.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Simões Filho - BA Atualizado às 19h18 - Fonte: ClimaTempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

Sáb 32°C 23°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 23°C
Ter 32°C 23°C
Qua 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete