Quarta, 19 de Janeiro de 2022
31°

Nuvens esparsas

Simões Filho - BA

MUNDO EU com medinho

Arma hipersônica da China mostra capacidade sem precedentes e preocupa Pentágono, diz FT

Ao testar essa arma hipersônica, a China mostrou uma capacidade que nenhum outro país demonstrou até hoje

22/11/2021 às 08h02
Por: Mário luiz Nobre Fonte: Agência Sputnik
Compartilhe:
Arma hipersônica da China mostra capacidade sem precedentes e preocupa Pentágono, diz FT

Um veículo hipersônico deslizante lançado pela China disparou um míssil sobre o mar do Sul da China enquanto se movia a cinco vezes a velocidade do som, informou o jornal Financial Times, adicionando que o Pentágono ficou surpreso com o domínio da tecnologia obtido por Pequim.

Ao testar essa arma hipersônica, a China mostrou uma capacidade que nenhum outro país demonstrou até hoje, surpreendendo os cientistas do Pentágono.

O teste chinês permitiu que o veículo hipersônico deslizante, uma espaçonave manobrável capaz de transportar uma ogiva nuclear, disparasse um míssil em pleno voo sobre o mar do Sul da China.

"Este movimento é preocupante para nós [...] Isso também aumenta nossa preocupação quanto às capacidades militares que a China continua buscando", afirmou um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional os EUA.

Até hoje, o Pentágono segue sem entender como Pequim conseguiu ir além das leis da física ao disparar mísseis a partir de um veículo que se movia a velocidade hipersônica.

Alguns especialistas militares acreditam que o projétil disparado foi um míssil ar-ar, enquanto outros afirmam ter sido uma contramedida que poderia comprometer a capacidade dos sistemas de mísseis americanos de eliminar as armas hipersônicas em um combate real.

Com a confirmação dos testes, o Pentágono passa a se preocupar ainda mais com uma suposta ameaça espacial por parte da China, que poderia realizar ataques orbitais a fim de "conter os avanços americanos para derrubar mísseis balísticos antes que possam ameaçar o território dos EUA", segundo o FT.

Por sua vez, a embaixada chinesa afirmou não ter conhecimento do teste do míssil, acrescentando que a China não está interessada em uma corrida armamentista com outros países.

"Nos últimos anos, os EUA têm inventado desculpas como a 'ameaça chinesa' para justificar sua expansão armamentista e o desenvolvimento de armas hipersônicas", afirmou Liu Pengyu, porta-voz da embaixada.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Simões Filho - BA Atualizado às 11h36 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 33°

Qui 31°C 23°C
Sex 31°C 22°C
Sáb 31°C 22°C
Dom 31°C 22°C
Seg 28°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes