NOVA CARTEIRA

Bahia lança nova carteira de identidade nacional gratuita

A primeira via do documento é gratuita e a solicitação deve ser feita no portal ou aplicativo ba.gov.br

09/07/2024 17h25
Por: Redação
Fonte: Tudo é Política
Governador Jerônimo Rodrigues lança nova Carteira de Identidade Nacional na Bahia.
Governador Jerônimo Rodrigues lança nova Carteira de Identidade Nacional na Bahia.

A Bahia lançou, nesta terça-feira (9), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), em um evento no posto SAC do Terminal de Pituaçu, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do documento para a cidadania. "O papel fundamental dessa documentação é a cidadania. Ver esse documento no bolso, na carteira, me dá muito orgulho. Ali eu sou gente, o Estado me reconhece, ali o Estado me viu”, afirmou o governador.

A nova identidade, que unifica o CPF como número único, promete simplificar a vida dos cidadãos. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada pelo portal ou aplicativo ba.gov.br. Inicialmente, a emissão será realizada nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping, com previsão de expansão para outras unidades.

O novo sistema de identificação recebeu um investimento de mais de R$ 8,6 milhões. O contrato, com vigência de cinco anos, inclui implantação, configuração, migração de sistema e treinamento de pessoal.

CPF como único número de identificação

Com a nova identidade, o CPF passa a ser o único número de identificação, unificando o registro em todo o Brasil. O objetivo é eliminar a duplicidade e reduzir fraudes. O Departamento de Polícia Técnica (DPT), através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), é responsável pela emissão da nova identidade na Bahia. Ana Cecília Bandeira, diretora-geral do DPT, destacou a importância do documento para o acesso a serviços públicos e programas sociais.

Para emitir a nova identidade, é necessário apresentar apenas a certidão de nascimento ou casamento. O documento conta com um QR Code para verificação da autenticidade e maior proteção dos dados, conforme explicou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. "Ela traz a incorporação dos sistemas estaduais com o sistema federal. Isso vai alimentar todo o sistema do gov.br, além do bahia.gov.br”, afirmou Werner.

Versão digital e inclusão de outros documentos

Na versão digital, acessada pelo GOV.BR, será possível incluir números de documentos como CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, certificado militar e informações adicionais de saúde. O nome social também poderá ser incluído a pedido do cidadão.

A nova identidade substituirá gradualmente o RG, que perderá validade em 2032, conforme a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023. A diretora de operações da rede SAC, Nilza Rios, ressaltou que não há necessidade de pressa para fazer o novo documento, pois o RG atual ainda é válido.

A CIN terá validade conforme a faixa etária: de 0 a 12 anos, expira em cinco anos; de 12 a 60 anos, vale por 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Padrões internacionais

A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, o mesmo do passaporte, permitindo entrada facilitada em países do Mercosul. Para os demais países, ainda é necessário apresentar o passaporte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Simões FilhoSimões Filho - BA Notícias de Simões Filho - BA Simões Filho é uma cidade de Estado do Bahia. Os habitantes se chamam simões-filhenses. O município se estende por 201,2 km² e contava com 134 377 habitantes no último censo. Vizinho dos municípios de Camaçari, Candeias e Lauro de Freitas.
Simões Filho, BA
Atualizado às 15h05
27°
Parcialmente nublado Máxima: 26° - Mínima: 21°
28°

Sensação

6.17 km/h

Vento

61%

Umidade

Municípios
Últimas notícias
Mais lidas