Camaçari - BA

Sessão Especial marcará passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

A Câmara de Camaçari, após aprovação do Requerimento Nº 019/2024, realizará Sessão Especial que marcará a passagem do Dia Mundial de Conscientizaçã...

17/06/2024 20h00
Por: Redação
Fonte: Câmara de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Câmara de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Câmara de Camaçari - BA

A Câmara de Camaçari, após aprovação do Requerimento Nº 019/2024, realizará Sessão Especial que marcará a passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, na quarta-feira (19/06), às 9h. A atividade é uma iniciativa do vereador Dr. Elias Natan (PSDB).
O dia 19 de junho foi oficialmente designado como o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, por criação da Organização das Nações Unidas, em 2008 com o objetivo de aumentar o conhecimento e a compreensão do público sobre a doença e os desafios vivenciados pelos pacientes, seus familiares e cuidadores.

Trata-se de uma doença genética, hereditária e caracterizada por alterações nas hemácias do sangue – os glóbulos vermelhos se tornam rígidos e assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para cérebro, pulmões, rins e outros órgãos. A enfermidade não tem cura e pode provocar o comprometimento das principais funções do organismo, caso o portador não receba a assistência adequada. Entre as complicações da doença não tratada estão a anemia crônica, crises dolorosas associadas ou não a infecções, retardo do crescimento, infecções e infartos pulmonares, retardo no crescimento acidente vascular cerebral, inflamações e úlceras. O diagnóstico é feito na Triagem Neonatal com o Teste do Pezinho e pelo exame de eletroforese de hemoglobina.

“No Brasil, as estimativas apontam que a cada ano surgem cerca de 3 mil novos casos da doença e 180 mil novos portadores do traço, ou seja, pessoas que não apresentam sintomas, mas possuem a Hemoglobina S (traço falciforme). Os três estados do país com maior número de casos são Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Doença Falciforme é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda”, citou o vereador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Simões Filho, BA
Atualizado às 15h05
27°
Parcialmente nublado Máxima: 26° - Mínima: 21°
28°

Sensação

6.17 km/h

Vento

61%

Umidade

Municípios
Últimas notícias
Mais lidas