Conecte conosco

Educação

“Não é razoável”, diz Rui Costa após posição da APLB sobre volta às aulas

Publicado

em

O governador Rui Costa (PT) respondeu ao líder da APLB Sindicato, professor Rui Oliveira, após ele indicar que a categoria não vai aderir ao modelo híbrido de ensino, que terá início no dia 26 de julho.

Em resposta ao professor, Rui Costa disse, nesta quarta-feira (14), que não considera razoável alguém que é ‘contratado pela sociedade’ decidir quando deve voltar a trabalhar e comparou os professores com demais profissões que estiveram na linha de frente da Covid-19.

“Imagine se aqueles que trabalhem na saúde tivessem que ser consultados e dissessem que só quero retornar em agosto de 2021? Quantas pessoas teriam morrido ao longo desse período? […] Se os policiais dissessem que só retornariam depois que 100% tivessem tomado a segunda dose? Como estaria a questão da vida humana? Quantas pessoas teriam morrido? Então, não é razoável que alguém que é contratado pela sociedade, não é pelo governador, pois quem paga os salários é a sociedade, possa dizer à sociedade quando quer trabalhar”, disse à imprensa.

“Adolescentes de 15, 16 e 17 anos estão vulneráveis a convites para o mundo errado porque estão o dia todo no meio da rua, sem máscara, aglomerados, jogando bola nas suas comunidades […] A mim cabe a decisão de organizar a prestação de serviço público. Nós, servidores, temos obrigação de servir a sociedade. As aulas retornarão dia 26. Não é possível que cada trabalhador diga qual o mês que quer trabalhar”, completou o governador.

Também nesta quarta-feira (14), Rui Oliveira chegou a comparar o governador com o presidente Jair Bolsonaro. Logo em seguida, o líder do governo Rui Costa na Alba, Rosemberg (PT), saiu em defesa do governador.

Com informações do Política ao vivo.

Educação

Inscrições para o Fies do segundo semestre têm início amanhã

Resultado sai no dia 3 de agosto

Publicado

em

Inscrições para o Fies do segundo semestre têm início amanhã

Começam nesta terça-feira (27) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021. Os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do Fies entre até o dia 30 de julho.

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 poderão pleitear uma bolsa no programa de financiamento deste ano. Além disso, os estudantes deverão ter média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação

Cronograma

Inscrições27 a 30 de julho
Resultado dos pré-selecionados em chamada única3 de agosto
Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única4 a 6 de agosto
Lista de espera4 a 31 de agosto

Histórico

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior privadas aderentes ao programa.

O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Agência Brasil

Continuar Lendo

Educação

Professores são demitidos após não retornarem ao ensino semipresencial

Dos cinco professores desligados do Colégio Anchieta, pelo menos quatro mantinham suas aulas de forma remota

Publicado

em

A última semana foi marcada por demissões na equipe de professores do ensino médio do Colégio Anchieta. Os professores foram informados na última semana do desligamento de cinco docentes que atuavam no segundo e no terceiro ano do ensino médio. Ao todo, foram demitidos cinco professores: um de matemática, um de física, um de sociologia e dois de redação. 

Segundo apurou o Metro1, dos cinco demitidos, pelo menos quatro mantiveram suas atividades de forma remota, mesmo com o retorno das aulas semipresenciais, retomadas no dia 3 de maio. Entre os atingidos pelo corte haviam idosos e portadores de comorbidades.

As últimas demissões, que atingiram os professores de redação , dentre eles o coordenador do departamento de português, chegaram ao conhecimento dos professores há cerca de dois dias. O coordenador exercia a mesma função também no Colégio São Paulo, de onde também teria sido demitido. Os dois colégios pertencem ao mesmo grupo empresarial.

Metro1 procurou o Anchieta, através de sua assessoria, para ouvir a posição do colégio sobre as demissões e seus motivos, bem como sobre possíveis prejuízos da saída dos profissionais na metade do ano letivo. As perguntas, no entanto, não foram respondidas até a publicação deste texto.

Com informações do Metro 1.

Continuar Lendo

Educação

Professores de escolas particulares decidem não voltar às aulas presenciais

Publicado

em

Após a realização de uma assembleia, na tarde da última quarta-feira (09), os professores de escolas particulares decidiram não voltar às aulas presenciais.

Segundo o Sindicato dos Professores no Estado da Bahia, a decisão foi tomada por conta da não melhora nos números da pandemia em Salvador.

Os profissionais afirmaram que só retornarão às salas quando a vacinação da categoria estiver concluída.

Com informações do Política ao vivo.

Continuar Lendo

Educação

MEC divulga calendário de inscrições do Sisu, ProUni e Fies

Programas aumentam chances de ingresso no ensino superior

Publicado

em

Do Agência Brasil – O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (3) o calendário com os prazos de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os programas aumentam as chances de ingresso no ensino superior.

Sisu

Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo MEC que seleciona candidatos a vagas em cursos de graduação ofertadas pelas instituições públicas de educação superior.

Veja o calendário:

3 a 6 de agosto – Período de inscrição;

10 de agosto – Resultado da chamada única;

11 a 16 de agosto – Período para matrícula dos selecionados em chamada única.     

Lista de Espera

10 a 16 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;

18 de agosto – Disponibilização da lista de espera para as instituições de ensino participantes;   

19 de agosto – Início da convocação por parte das instituições de ensino dos selecionados por meio da lista de espera.

ProUni

Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, para estudantes brasileiros ainda não graduados, em instituições privadas de ensino superior.

Confira as datas:

13 a 16 de julho – Período de inscrição;                           

20 de julho – Resultado da primeira chamada;             

20 a 28 de julho –  Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino superior, quando houver;

3 de agosto – Resultado da segunda chamada;             

3 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.

Lista de espera                            

17 e 18 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;     

20 de agosto – Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino;     

23 a 27 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Fies

Fies é a política educacional que concede financiamentos a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Saiba mais:

27 a 30 de julho – Período de inscrição;

3 de agosto – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;

4 a 6 de agosto – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.

Lista de Espera*

4 a 31 de agosto – Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

*Quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera.

 Fies – Vagas remanescentes

8 a 10 de setembro – primeiro período de inscrição para candidatos não matriculados e matriculados;

27 a 29 de outubro – segundo período de inscrição somente para candidatos matriculados.

Continuar Lendo

Educação

Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta

A diferença para o Enem impresso é que a prova será feita pelo computador

Publicado

em

Metro1 – A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital começa neste domingo (31). O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes. Embora seja feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta. As informações são da Agência Brasil.

“É interessante lembrar que os participantes se deslocam até o local onde existe computador – a escola, universidade, faculdade, que se cadastrou antecipadamente – e que devem levar caneta preta porque vão fazer redação em papel ainda este ano. Foi uma opção para não ter uma mudança ainda tão radical”, explica o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi.

Assim como no Enem impresso, no primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, matemática e ciências da natureza. O tempo de prova e os horários de aplicação também serão os mesmos, cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília.

A diferença é que a prova será feita pelo computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória. O tema e os textos motivadores estarão na tela.

No segundo dia de exame, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem. 

Continuar Lendo

Educação

Gabaritos oficiais das provas do Enem devem ser divulgados nesta quarta (27)

Provas presenciaisi foram aplicadas nos últimos dias 17 e 24 de janeiro; versão digital está prevista para 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Redação

Publicado

em

Bahia.ba – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar nesta quarta-feira (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram aplicadas nos últimos dias 17 e 24 de janeiro. No primeiro dia, foi aplicada a prova de redação.

De acordo com informações da Agência Brasil e do UOL, a previsão da divulgação dos resultados finais é 29 de março. Essa é também a previsão de divulgação das notas da redação.

Apesar da divulgação dos gabaritos, não é possível calcular a nota do exame devido à metodologia de correção adotada pelo Inep. A teoria de resposta ao item (TRI) leva em consideração fatores como a coerência de cada estudante na prova.

Isso quer dizer que, se acertar questões difíceis, é esperado qu ele acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter havido um chute e o estudante pontua menos do que o candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis e também as fáceis.

Com aplicação de provas depois do previsto devido à pandemia do novo coronavírus, 2,5 milhões de candidatos fizeram o Enem 2020. O número é 50% menor do que o total de candidatos inscritos nas provas.

Ainda está prevista uma versão digital para o exame, que deve ser aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As notas do exame poderão ser usadas para concorrer a vagas de universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades públicas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA