Conecte conosco

ESPORTE

MP investigará CBF e patrocinadores da Copa América por ‘atos violadores’ do direito à vida.

Publicado

em

O Ministério Público Federal decidiu realizar uma ação coordenada para investigar a CBF e os estados e municípios que vão abrigar a Copa América no Brasil.

O SBT e a Disney (canais ESPN e Fox Sports), que vão transmitir as partidas, também serão objeto das ações, bem como as empresas que patrocinam o evento. São citadas Mastercard, Ambev, Latam, Semp TCL, Diageo, Kwai, Betsson e TeamViewer21, além de Betfair22.

O subprocurador Carlos Alberto Vilhena, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, determinou a expedição de ofícios aos procuradores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal “exortando-os” à abertura de procedimentos de investigação.

A CBF e as empresas envolvidas no torneio deverão ser investigadas por “atos violadores dos direitos à vida e à saúde”.

Os gestores de estados e municípios deverão responder por colaborar com as violações ou “ao menos” por se omitir “do dever de prevenção a condutas transgressoras de direitos humanos no contexto de atividades empresariais e do dever de proteção contra comportamentos atentatórios a mencionados direitos fundamentais”.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que o Brasil receberia a Copa América, que já foi rejeitada na Colômbia e na Argentina.

A ideia de uma ação partiu do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Empresas da procuradoria.

O grupo sustentou, entre outras coisas, que a apresentação de planos estruturados pela CBF e pela Conmebol, que patrocinam a Copa América, não garantem que não haverá alta transmissibilidade do coronavírus. A realização permanente de testes de Covid-19, por exemplo, não seria totalmente eficaz para detectar pessoas infectadas, que poderiam transmitir o vírus inclusive sendo assintomáticas.

Os procuradores alegam que a realização Copa América no país põe em risco a saúde dos trabalhadores —profissionais de futebol, equipe técnica, jornalistas, equipes de televisão e rádio, trabalhadores dos estádios, segurança e serviços auxiliares.

Exige também deslocamentos com o respectivo aumento do fluxo de passageiros no transporte coletivo, aéreo ou não, potencializando o aumento da transmissão do vírus”.

“Os procuradores afirmam também que a logística para a realização de partidas profissionais de futebol e demais esportes demanda a presença física e o constante deslocamento não apenas dos próprios atletas, mas também das equipes profissionais que os acompanham, para além da atuação dos trabalhadores necessários ao funcionamento dos estádios”.

Eles ressaltam também que as cidades que sediarão os jogos da Copa América de futebol masculino (Brasília/DF, Cuiabá/MT, Goiânia/GO e Rio de Janeiro/RJ) têm mais de 80% de ocupação de leitos de UTI devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.

Com informações do Política Livre.

ESPORTE

Maioria dos ministros do STF votam a favor da realização da Copa América no Brasil

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na tarde desta quinta-feira (10) para autorizar a realização da Copa América no Brasil. Seis ministros votaram a favor do torneio no país.

O julgamento está acontecendo em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos por meio de sistema eletrônico. Seis dos 11 ministros votaram a favor da manutenção da competição ser realizada no Brasil: Cármen Lúcia, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Edson Fachin, e Dias Toffoli.

Três ações no STF questionavam a realização do evento no Brasil: uma do PSB, uma do PT e outra da Confederação dos Trabalhadores. Com a maioria formada pela realização do torneio, a Copa América terá início no domingo (13) com o jogo entre a Seleção Brasileira e a Venezuela, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 18h00 no horário de Brasília.

Leia matéria completa no Sputnik News.

Continuar Lendo

ESPORTE

Patrocinadores e jogadores devem lançar documento pela manutenção de Tite até a Copa do Mundo

“Para Ambev, Gol, Mastercard e Itaú será bem importante que o Brasil volte a ser campeão do mundo e a preservação do trabalho parece fundamental neste momento de crise institucional”, diz o jornalista PVC

Publicado

em

Patrocinadores e jogadores devem lançar documento pela manutenção de Tite até a Copa do Mundo

O posicionamento público de atletas contra a decisão de Jair Bolsonaro (Sem partido) de realizar no Brasil a Copa América vem provocando estragos cada vez maiores na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que em meio à crise gerada pelas denúncias de abuso sexual cometidas pelo presidente afastado, Rogério Caboclo, tende a manter o apoio ao Planalto.

Em seu blog, o jornalista PVC afirma que é possível que patrocinadores e jogadores da seleção distribuam um documento pela manutenção do treinador Tite à frente da equipe até a Copa do Mundo de 2022.

A manutenção de Tite no cargo bloquearia a ação de Bolsonaro, que quer que a CBF troque o treinador por Renato Gaúcho, mais alinhado aos seus desejos.

Itaú, Ambev, Gol e Mastercard já haviam demonstrado preocupação e cobrado investigações sobre os abusos cometidos por Caboclo.

Segundo PVC, “não faz sentido trocar o comando da seleção brasileira a 17 meses da Copa do Mundo” e “o fato é que o apoio financeiro da seleção brasileira está em jogo e a imagem dos patrocinadores também”.

“Para Ambev, Gol, Mastercard e Itaú será bem importante que o Brasil volte a ser campeão do mundo e a preservação do trabalho parece fundamental neste momento de crise institucional. A razão é óbvia: a crise é da CBF. A seleção brasileira está em boa fase”, diz o jornalista, ressaltando os 100% de aproveitamento da equipe comandada por Tite nos jogos realizados depois da paralisação pela pandemia.

Revista Fórum

Continuar Lendo

ESPORTE

CORONEL NUNES ASSUME CBF. SAIBA QUEM É, AQUI

Publicado

em

O CORONEL

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, foi afastado do cargo neste domingo (6) por 30 dias, após vir à tona denúncia de assédio sexual e moral comtra ele, feita por uma funcionária da entidade. A decisão foi do Conselho de Ética da entidade e pode ser prorrogada por mais 30 dias, até que ele se defenda da acusação.

Durante este período, quem assume o comando da entidade é Antônio Carlos Nunes, mais conhecido como Coronel Nunes. Aos 83 anos, Coronel Nunes é aposentado pela PM do Pará e já havia assumido a presidência da CBF outras duas vezes, substituindo Marco Polo Del Nero, que deixou a entidade acusado de corrupção.

Segundo reportagem do Correio Braziliense de 2017, apesar de ter sido comandante militar e prefeito biônico em Monte Alegre (PA) no período da ditadura, o Coronel Nunes recebe até um saldo mensal de R$ 14,7 mil como perseguido pelo regime e futuramente anistiado, segundo reportagem de Lúcio de Castro em 2016. Além das prestações mensais, ele ganhou uma indenização retroativa de R$ 243.416,25 em 2003.

Continuar Lendo

ESPORTE

CAIU ANTES: PRESIDENTE DA CBF QUERIA DERRUBAR TITE PRA BAJULAR BOLSONARO

Publicado

em

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, foi afastado do cargo neste domingo (6). Por decisão do Conselho de Ética, o dirigente da entidade máxima do futebol brasileiro está fora de suas funções, inicialmente por 30 dias, após vir à tona denúncias de assédio sexual e moral feitas contra ele por uma funcionária da CBF.

Leia reportagem completa no Brasil 247

Continuar Lendo

ESPORTE

Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

Brasil enfrenta Equador em Porto Alegre no dia 4 de junho às 21h30

Publicado

em

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (6) que a partida entre Brasil e Equador, válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar (2022), acontecerá às 21h30 (horário de Brasília) do dia 4 de junho no estádio Beira Rio, em Porto Alegre.

https://twitter.com/CONMEBOL/status/1390347374715940866?s=20

No final de abril, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já havia tornado público a data e o local de realização da partida, mas ainda faltava a confirmação do horário, o que foi feito nesta quinta.

Além disso, foi confimado que quatro dias depois (8 de junho), a equipe comandada pelo técnico Tite medirá forças com o Paraguai em Assunção a partir das 20h30. As duas partidas acontecem antes do início da participação da seleção brasileira na Copa América, programada para acontecer entre 11 de junho e 10 de julho na Argentina e na Colômbia.

O Brasil é o líder das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo com 100% de aproveitamento, com 4 vitórias em 4 partidas.

Com informações da Agência Brasil.

Continuar Lendo

ESPORTE

Vitória não joga bem e sucumbe diante do Doce Mel no Barradão

Publicado

em

Do Bahia Notícias – O Vitória foi derrotado por 1 a 0 para o Doce Mel, nesta quarta-feira (14), no Barradão, em confronto válido pelo Campeonato Baiano. O gol foi marcado pelo atacante Bravo aos 13 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Vitória segue com seis pontos e na oitava posição do Campeonato Baiano. Já o Doce Mel igualou a pontuação, deixou a lanterna e agora é o nono.

Agora, o Vitória foca suas atenções na Copa do Nordeste. O time rubro-negro pega o Altos-PI, sábado (17), às 18h30, no Barradão, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. 

Pelo Campeonato Baiano, o próximo jogo do Vitória é contra a Juazeirense, no dia 21 de abril, às 19h30, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, enquanto o Doce Mel encara o Flu de Feira, domingo (18), às 16h, no Joia da Princesa.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA