Conecte conosco

Cidades

Médico que seria o primeiro a tomar vacina em cidade da BA morre horas antes

Publicado

em

Médico de 95 anos escolhido para ser primeiro vacinado contra Covid-19 em cidade da BA morre horas antes de ser imunizado

Correio 24h – O médico Divaldo Brandão, de 94 anos, servidor do município de Mutuípe, morreu nesta quarta-feira. Divaldo, que era funcionário do Hospital Clélia Chaves Rebouças, seria a primeira pessoa vacinada na cidade. Idoso e profissional da saúde, ele integrava o grupo prioritário e seria o primeiro vacinado como forma de homenagem a seus serviços prestados na cidade. No entanto, morreu antes de receber a vacina.

Em nota, a prefeitura de Mutuípe lamentou a morte do servidor. “É com pesar que a prefeitura Municipal de Mutuípe, comunica o falecimento do servidor Divaldo Brandão (20/01/21). A passagem de Dr. Divaldo, um verdadeiro líder, um exemplo ativo na construção de Mutuípe, um homem que se dedicou por muitos anos a salvar vidas, deixa um legado de alegrias com seu sorriso sempre contagiante. Um profissional de excelência”, diz trecho da nota que termina desejando sentimos aos familiares e amigos.

A causa da morte do médico não foi divulgada. Apesar do luto, a vacinação em Mutuípe ocorreu normalmente. O perfil da prefeitura nas redes sociais divulgou imagens dos primeiros vacinados.

Cidades

Município de Mata de São João adota reconhecimento facial para monitorar frequência de alunos

O projeto está em fase de teste em duas escolas municipais.

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria de Educação, iniciou testes de um sistema de reconhecimento facial, para controlar a frequência dos alunos na rede municipal. A tecnologia tem como objetivo ajudar o trabalho dos educadores em sala de aula. Além disso, os pais serão avisados por mensagem de celular quando o aluno chegar à escola.

O projeto está em fase de teste em duas escolas municipais. Na Célia Goulart de Freitas, na Sede, e na João Pereira Vasconcelos, no Litoral. Mas os alunos já destacaram a importância do equipamento. “Eu gostei muito, agora fica tudo registrado”, comenta a estudante Noemi, 9 anos.

Quem também aprovou a ideia foi Tainara Oliveira, mãe de Noemi. “Eu gostei muito dessa iniciativa. Ela contribuirá tanto para o controle de frequência da minha filha, quanto para a segurança dela”, diz.

De acordo com o Secretário de Educação, Alex Carvalho, a frequência digital será instalada em todas as escolas. “Esse é mais um item de segurança para nossas crianças. A novidade garante a frequência delas, nos possibilitando ter maior controle, evitando assim a evasão escolar”, explica o secretário.

Além do controle da evasão, o equipamento ajuda na gestão escolar. O professor tem mais momentos com os alunos, já que o tempo com as chamadas em cada início de aula é economizado.

Há também uma economia, já que a equipe da alimentação escolar poderá fazer as refeições na quantidade exata de estudantes presentes, evitando assim desperdícios.

Com a informatização da rede de educação, a gestão pública pode melhorar as condições de planejamento das escolas. O programa oferece dados sobre a vida escolar do aluno, como o telefone do responsável, o endereço e todos os dados da criança.

Como funciona

Os aparelhos biométricos foram instalados na entrada das escolas. O aluno cadastra a sua face e, sempre que chega à escola, passa o rosto na máquina, procedimento que dura de dois a três segundos.

A chegada do aluno é comunicada eletronicamente aos pais, à direção da escola, aos professores e à equipe da cozinha, através do sistema que é ligado à internet por meio de um aplicativo de celular.

Com informações do Diário da RMS.

Continuar Lendo

Cidades

Sem Bolsonaro, apoiadores confirmam motocorreata no 2 de Julho com adesão de 50 cidades

Ato terá concentração a partir das 9h, na região do Dique do Tororó

Publicado

em

Sem a presença do presidente Jair Bolsonaro, apoiadores do atual governo confirmaram a adesão de ao menos 50 cidades do interior na motocarreata marcada para esta sexta-feira, em Salvador, feriado de Dois de Julho. O ato terá concentração a partir das 9h, na região do Dique do Tororó, próximo à Arena Fonte Nova.

Segundo os organizadores, motos, jipes e carros antigos se reunirão em uma manifestação a favor da liberdade e do voto impresso e auditável, bandeiras defendidas por Bolsonaro.

Havia a expectativa de que o presidente viesse à capital baiana prestigiar o evento. Procurada pelo Metro1, a assessoria de Bolsonaro informou, no entanto, que não há previsão dessa agenda.

Mais cedo, em entrevista ao Metro1, o prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou que, embora não tenha poder de polícia, agirá para coibir eventuais transtornos por ocasião da motocarreata bolsonarista. 

O gestor, que recentemente criticou atos a favor do impeachment do presidente, citou que a manifestaação é “inoportuna” diante do cenário de descontrole da pandemia de Covid-19 — crise saniatária que continua a provocar elevado número de mortes no país. 

Realizadas em outras cidades do país, as motociatas promovidas pelo chefe do Executivo federal foram marcadas por ataques às políticas de isolamento, pedidos de intervenção militar e fechamento do STF.

Durante um ato em São Paulo, Bolsonaro infringiu regras de trânsito. Além de ter a placa de sua motocicleta coberta e circular sem máscara, o presidente utilizou um capacete do tipo “coquinho”, sem viseira e proteção para o maxilar, o que é proibido para motociclistas e pode render multa grave. 

Com informações do Metro 1.

Continuar Lendo

Cidades

2 de julho terá ato simbólico e programação virtual para evitar aglomeração

Publicado

em

Marcado tradicionalmente pelo cortejo do Caboclo e da Cabocla, desfile cívico e apresentação de grupos folclóricos, o Dois de julho não terá festas nas ruas de Salvador pelo segundo ano seguido.

Na última segunda (28), a prefeitura de Salvador apresentou a programação para o feriado de independência da Bahia com apenas um ato simbólico e eventos apresentados de forma virtual.

A cerimônia de hasteamento das bandeiras contará com a presença do prefeito Bruno Reis (DEM), do governador Rui Costa (PT) do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Eduardo Morais de Castro.

Além disso, a Pira do Fogo Simbólico será acendida por dois profissionais de Saúde, em homenagem à categoria que luta contra a pandemia de Covid-19.

Com informações do Política ao vivo.

Continuar Lendo

Cidades

Com valor estimado de R$ 109 milhões, área no Porto de Salvador será leiloada na B3

Publicado

em

Localizada no Porto de Salvador, capital da Bahia, a área chamada de SSD09 está entre os ativos que vão marcar a temporada de leilões do 2º semestre do Governo Federal. Promovido pelo Ministério da Infraestrutura, através da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o evento está previsto para o próximo dia 18 de agosto na B3, em São Paulo. De acordo com a Antaq, o valor estimado do negócio é de R$ 109 milhões.

O porto público da capital baiana é administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). A área (brownfield) SSD09, com 16.026 m2, é destinada à movimentação e armazenagem de carga geral, de projeto ou conteinerizada.

Com informações do Bp Money.

Continuar Lendo

Cidades

Câmara aprova iluminação pelo Dia do Orgulho Gay, mas seis vereadores repudiam ato

Publicado

em

A decisão de manter iluminada com as cores do arco-íris, desta segunda-feira (28) até a quarta (30), a fachada da Câmara Municipal de Salvador (CMS) causou polêmica entre partidários e contrários à causa do movimento LGBTQIA+ – no dia 28 de junho é celebrado o Dia do Orgulho Gay. Seis vereadores repudiaram a decisão da Casa de ser iluminada pelas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

O vereador Isnard Araújo (PL) solicitou que a medida fosse votada por todos os membros da Casa e, além do liberal, votaram contra a homenagem em forma de iluminação Débora Santana (Avante), Ricardo Almeida (PSC), Julio Santos (Republicanos), Anderson Ninho (PDT) e Orlando Palhinha (DEM) – eles se manifestaram com ato de repúdio no próprio plenário, durante sessão realizada nesta segunda.

Em um grupo de WhatsApp, o vereador Anderson Ninho foi questionado por um membro do PDT que apontou o desconhecimento do edil das próprias diretrizes dos pedetistas. Aldo Batista, que integra a executiva nacional, disse que “parlamentares do PDT que compactuam com estas posturas não conhecem as diretrizes do partido. Sempre estivemos na vanguarda dos direitos da mulher, dis índios, negros”. Ninho respondeu que em nenhum momento foi preconceituoso: “tenho direito de respeitar e liberdade para não concordar”.

Em defesa da ação simbólica, o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior (MDB), disse, durante a sessão desta segunda, que “esta Casa Legislativa respeita a diversidade. Esta ação de iluminar o Legislativo de Salvador com as cores que representam a comunidade LGBTQIA+ demonstra o compromisso deste parlamento com o princípio de um tratamento digno e sem preconceito a todos os seres humanos, independente de etnia, credo ou condição sexual”.

O presidente do Grupo Gay da Bahia e coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT, Marcelo Cerqueira, lembrou que essa é a primeira vez na história que a Câmara de Salvador tem instaladas as cores do arco-íris. “Trata-se do primeiro Legislativo de uma capital brasileira a tomar esta iniciativa”, destacou Cerqueira. O GGB encaminhou uma solicitação ao vereador Henrique Carballal (PDT) com o intuito de viabílizar a iluminação no Legislativo de Salvador. E o vereador intermediou o pleito junto a Geraldo Júnior, que autorizou a iniciativa.

A ação recebeu os aplausos das vereadoras Laina Crisóstomo (PSOL), Marta Rodrigues (PT) e Maria Marighella (PT). Laina ressaltou os casos de violência, falou sobre preconceito e sobre a baixa representatividade na política. “A gente sofre na pele o preconceito. Tenho medo de sair às ruas com minha companheira”, disse vereadora do PSOL, que é lésbica.

Com informações do Política Livre.

Continuar Lendo

Cidades

Simões Filho: Paciente se descontrola e arremessa equipamentos em hospital

Publicado

em

Um homem que buscava atendimento no Hospital Municipal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), se descontrolou e acabou arremessando objetos dentro do local, nesta segunda-feira (22). Ele quebrou uma mesa, danificou uma cadeira e outros equipamentos na unidade.

Depois do ocorrido a prefeitura de Simões Filho informou que o paciente deu entrada na unidade de emergência após um trauma na cabeça, e que entrou em surto ao chegar na unidade. O rapaz foi atendido por uma equipe médica e foi internado. Agora ele aguarda regulação para avaliação com um médico vascular. 

Com informações do Bahia Notícias.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA