O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (14) o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que define metas para o setor pelos próximos dez anos.
A proposta estabelece um planejamento de longo prazo com foco na ampliação do investimento público, prevendo alcançar até 10% do PIB ao final do período.
O documento reúne objetivos e estratégias voltados à melhoria da aprendizagem, inclusão e redução de desigualdades, além de fortalecer a articulação entre União, estados e municípios.
Entre as prioridades, está a alfabetização na idade certa, com a meta de atingir 80% das crianças até o 2º ano nos primeiros anos de vigência — um ponto que chama atenção pela ambição.
O plano também aposta em infraestrutura, conectividade e valorização dos profissionais da educação, buscando alinhar desenvolvimento e qualidade no ensino.
Apesar do avanço no papel, o desafio agora será a execução. O cumprimento das metas deve depender diretamente da capacidade de coordenação e investimento ao longo dos próximos anos.