Conecte conosco

BRASIL

Líder indígena vai à Justiça e acusa Bolsonaro de cometer racismo

Sônia Guajarara, da Apib, reagiu contra fala em que o presidente diz que ìndio está se tornando ‘ser humano’

Publicado

em

Bahia.ba – A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) vai entrar na Justiça contra o presidente Jair Bolsonaro por crime de racismo. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (23) pela líder indígena Sônia Guajajara, coordenadora executiva da organização. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

“Nós, povos indígenas originários desta terra, exigimos respeito. Bolsonaro mais uma vez rasga a Constituição ao negar nossa existência enquanto seres humanos”, disse Sônia. “É preciso dar um basta a esse perverso”, completou.

Em vídeo divulgado na quinta, o presidente defendeu que as comunidades indígenas se integrem ao restante da sociedade e avaliou que, cada vez mais, o índio está “evoluindo” e se tornando um “ser humano igual a nós”.

No vídeo, ele destacou que o Conselho da Amazônia, estrutura criada no inicio da semana e que será comandada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, será responsável pela coordenação das atividades de proteção da floresta e também pela defesa das reservas indígenas.

Sônia Guajajara foi uma das lideranças indígenas reunidas pelo cacique Raoni na semana passada em encontro no Mato Grosso que condenou as políticas de governo de Bolsonaro para os indígenas e rechaçou projeto de lei que permite mineração em terras protegidas.

BRASIL

Governo proíbe temporariamente entrada de estrangeiros no país

A nova portaria foi editada pelo ministros Sergio Moro, Braga Neto, Tarcísio Gomes e Luiz Henrique Mandetta

Publicado

em

Bahia.ba – A entrada de pessoas oriundas de outros países está temporariamente proibida no Brasil.

O Governo Federal editou na sexta-feira (27) uma portaria com validade de 30 dias para vetar a entrada de estrangeiros de todas as nacionalidades que chegarem ao país pelos aeroportos.

A nova portaria foi editada pelo ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, da Casa Civil, Braga Neto, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O fechamento da fronteira aérea foi feito a partir de recomendações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A nova regra não será aplicada no caso de brasileiros que retornem ao país, imigrantes que moram no Brasil, parentes diretos de brasileiros e estrangeiros que são membros de órgãos internacionais.

A portaria também autoriza a a entrada de quem estiver em trânsito para outros países, desde que o passageiro fique somente na sala de trânsito dos aeroportos, além de tripulantes de empresas aéreas.

Continuar Lendo

BRASIL

Peritos da Polícia Federal produzirão frascos de álcool 70%

Produção pretende atender a demanda da sede da PF e da superintendência do Distrito Federal

Publicado

em

Bahia.ba – Devido à escassez de produtos de higiene, peritos criminais da Polícia Federal tomaram a iniciativa de produzir, no Instituto Nacional de Criminalística (INC), frascos de 60 ml de álcool 70% — concentração adequada para o produto ser eficaz contra a Covid-19. A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época.

Segundo a publicação, a produção pretende atender a demanda da sede da PF e da superintendência do Distrito Federal.

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos Camargo, o INC pode fazer mais 150 litros de álcool absoluto, que podem ser transformados em cerca de três mil frascos do álcool 70%.

Continuar Lendo

BRASIL

Coronavírus: Brasil vive explosão de internações por problemas respiratórios, diz Fiocruz

Desde o primeiro caso notificado, números saltaram

Publicado

em

Bahia.ba –

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde que o primeiro caso notificado de coronavírus, em 25 de fevereiro, o Brasil vive uma “explosão” de internamentos ocasionados por insuficiência respiratória grave.

Conforme os dados da Fiocruz, na semana do primeiro caso diagnósticado, 662 pessoas procuraram atendimento médico no país com problema agudo de respiração, além de febre, tosse e dor de garganta.

Na semana entre os dias 15 e 21 de março, o número de internos já havia saltado para 2.250, segundo projeção feita com base nas notificações oficiais enviadas por unidades de saúde e hospitais públicos e particulares de todo o país.

“É um número casa vez maior do que a médica histórica, de cerca de 250 casos de hospitalização nos meses de fevereiro e março, em anos anteriores”, comenta o pesquisador da Fiocruz, Marcelo Ferreira da Costa Gomes.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA