Conecte conosco

Cidades

Inscrições para seleção de estagiários da Prefeitura começam na sexta (10)

Processo seletivo com 50 vagas é destinado a estudantes matriculados e com frequência efetiva em escolas de ensino médio, público ou privado

Publicado

em

Bahia.ba – As inscrições para o Programa de Estágio de Ensino Médio da Prefeitura de Salvador serão abertas a partir das 8h de sexta-feira (10). Realizado por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), o processo seletivo é destinado a estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva em escolas de ensino médio, público ou privado.

No total, são 50 vagas de estágio e formação de cadastro de reserva. Os interessados deverão se inscrever até às 12h da próxima segunda-feira (13), por meio do site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Os candidatos precisam estar cursando o 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio em 2020, ter a partir de 16 anos completos na data da inscrição e possuir cadastro no IEL. A instituição de ensino deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e estar conveniada com o instituto.

O processo seletivo será realizado mediante aplicação de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter classificatório e eliminatório. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e estará disponível na versão online, sendo disponibilizado também no site da Prefeitura. Nestes sites também está disponível o edital completo, publicado no último dia 8.

Os aprovados e contratados receberão bolsa mensal no valor de R$494,94, acrescida do valor do auxílio transporte. A jornada diária será de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, a serem cumpridas no turno matutino, das 8h às 12h, ou vespertino, das 13h às 17h.

Quem não tiver disponibilidade para cumprir a carga horária que se inscreveu será desclassificado, assim como não poderá estar matriculado em nenhuma disciplina no horário do estágio, sob pena de desclassificação ou desligamento do estágio.

As atividades serão desenvolvidas nos órgãos municipais de forma supervisionada, com o objetivo de oportunizar aos estudantes práticas compatíveis com a escolaridade. O selecionado saberá, no momento da contratação, o órgão onde deverá atuar.

O estágio não gera vínculo empregatício com a Prefeitura e o contrato é feito mediante um Termo de Compromisso de Estágio, celebrado entre o estudante, a instituição de ensino e a administração municipal.

Cidades

Abertura oficial do Carnaval acontece quinta-feira no Farol da Barra

ACM Neto fará a entrega oficial das chaves da cidade para o Rei Momo em um trio elétrico

Publicado

em

Metro1 – O Carnaval de Salvador começa oficialmente amanhã (20), com cerimônia realizada no Farol da Barra, a partir das 18h. O prefeito ACM Neto fará a entrega oficial das chaves da cidade ao Rei Momo, em um trio elétrico.

A primeira atração do Carnaval de Salvador 2020 será o cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown, acompanhado por cerca de 150 músicos do Movimento Percussivo Timbaleira Drummers.

Ainda tocam no Circuito Dodô, com patrocínio da Prefeitura, artistas do Carnaval baiano, como de Harmonia, Claudia Leitte, Denny Denan, Daniela Mercury, Banda Eva, Mudei de Nome, La Fúria, Rafa e Pipo Marques, Margareth Menezes, O Poeta, Araketu e Chiclete com Banana.

No Circuito Osmar, a abertura oficial da festa será toda dedicada aos Blocos de Samba.

Continuar Lendo

Cidades

Polícia terá aplicativo de Reconhecimento Facial no Carnaval 2020

Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o Centro de Comando e Controle da SSP

Publicado

em

Metro1 – Os policiais militares que atuarem no Carnaval de Salvador deste ano vão contar com uma novidade possibilitada pelo sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A ferramenta será ampliada na folia e contará com um software instalado nos celulares das patrulhas que, a partir de uma foto, checa impressões digitais e promove a identificação humana. Os aparelhos serão empregados com as equipes que atuarão em conjunto com o Reconhecimento Facial, ainda em fase de testes. Também em uso experimental, câmeras em viaturas realizarão busca por foragidos e analisarão placas veiculares. Carros, motos e caminhões com restrição de furto ou roubo serão detectados pela ferramenta.

As novidades foram apresentadas pela SSP-BA na manhã de hoje (17). O sistema foi usado em fase de teste na festa do ano passado e ajudou na prisão de um homem foragido por homicídio. Na oportunidade ele estava fantasiado de mulher, mas ainda assim foi reconhecido. As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico).

A tecnologia será empregada também em pontos de entrada e saída, além de estações de transporte público. Desde implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta auxiliou nas prisões de 134 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto. Ainda no quesito tecnológico, serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24h por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.

Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o Centro. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, todos os aparatos tecnológicos serão acompanhados, em tempo real, por 30 instituições estaduais, federais e municipais que trabalharão 24h no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sediado no COI. “Ampliamos os recursos tecnológicos para fazer um carnaval ainda mais tranquilo para o folião”, frisou Brabosa.

Continuar Lendo

Cidades

‘Furdunço’ levou 1,5 milhão de pessoas às ruas, estima Saltur

Ao todo, 48 atrações desfilaram pelo circuito ontem

Publicado

em

Metro1 – Cerca de 1,5 milhões de pessoas passaram pelo “Furdunço” ontem (16), no circuito Orlando Tapajós, entre o Clube Espanhol (Ondina) e o Farol da Barra, em Salvador. De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), foi o maior público já registrado no pré-carnaval da cidade. 

Ao todo, 48 atrações desfilaram pelo circuito, como Forró do Tico, Quabales, Armandinho, Afrodisiaco, Mudei de Nome, Guig Ghetto, Lincoln & Duas Medidas, Diamba, Danniel Vieira, Gerônimo, Adão Negro, Kart Love, AraKetu e BaianaSystem.

O “esquenta” para o carnaval começou no sábado (15), com o Fuzuê, que atraiu 800 mil pessoas. A folia apresentou 35 atrações, em um clima de resgate de antigos carnavais de rua.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA