Caro amigo navegante, Bom dia! As movimentações políticas em Simões Filho ainda estão em banho maria. Por isso, enquanto os cabras não decidem o que precisa ser decidido… Vamos especulando.
“Há controvérsias…” lembra dele?
- Pois bem, antes de continuar, preciso lhe perguntar: Você lembra de Pedro Pereira? O personagem cético da Escolinha do Professor Raimundo, que sempre reagia com descrença diante de uma afirmação considerada correta dizendo: “Há controvérsias…”
Se o Professor Raimundo afirmasse: – Sr Pedro Pedreira, o Sr sabe que os chineses construíram a muralha da China…
– Há controvérsias... era a resposta.
– Como assim? Todo mundo sabe que os chineses construíram a muralha da China…
– O sr, por acaso, tem uma???? foto dos chineses construindo a muralha?
– Não, mas… respondia o professor e logo era interrompido por mais perguntas:
– O sr tem uma???? cópia autenticada em cartório do decreto imperial que ordenava a construção da muralha da China?
– É claro que não…
Voltemos a Simões Filho.
Imagine você ter que ouvir de apoiadores do deputado estadual Eduardo Alencar, que o mesmo estaria aguardando a decisão do prefeito Dinha sobre quem será a cabeça de chapa na disputa eleitoral deste ano.
- A estratégia alegada por esses apoiadores é a de que, dependendo do nome escolhido por Dinha para encabeçar a chapa, Eduardo Alencar poderá mudar os planos para a formação da principal chapa opositora.
Mas cá pra nós: Estaria o deputado Eduardo Alencar com medo de algum nome entre as opções de Dinha?
E se for verdade, Eduardo Alencar com o tamanho político que tem, teria razões para estar com essa preocupação?
Fui buscar informações sobre os possiveis nomes à disposição de Dinha e me deparei com um monte de escritos sobre os mesmos. Inlcusive, um em que o “Bom velhinho” afirma que um certo X9 teria devendado o tal mistério, ouvido por trás da porta de uma sala em que Dinha falava com algúem sobre a futura chapa.
No seu texto, o Bom Velhinho afirma que o mistério acabou. Sid Serra será o cabeça de chapa e Simone Costa sua vice. Será mesmo? Duvidê ó dó! Quá quá quá!
- Ínegalvelmente Sid e Simone formariam uma chapa muito capacitada. Masssss…
Bom, posso afirmar que em nenhuma pré-campanha os nomes de uma chapa para prefeito e vice são decididos de tal forma em um reunião furtiva com três ou quatro “jênios da pulitica” e um fofoqueiro ouvindo atrás da porta. se asim fosse, não seria Dinha.
- Vamos entender: Há uma série de situações e negociações políticas que seguem e se desdobram durante todo os meses até os momentos finais antes das conveções.
Sendo assim, posso afirmar qur muita água compirida deverá passar embaixo dess ponte.
Tem mais, essa decisão colocaria um gigantesco e invisível muro entre Dinha e Nilton Novaes, o qual pude entrevistar, ainda dentro do Fórum, diante dos boletins de urnas pendurados no quadro de cortiça e ao lado do então candidato derrotado Dinha, na noite de 7 de outubro de 2012 e ouvi do mesmo uma resposta à minha pergunta que confesso, nunca esqueci: “Não me arrependo de nada. Vamos pra próxima. Continuarei ao lado de Dinha por Simões Filho.” Enquanto me dava essa memorável resposta, Nilton Novaes puxava Dinha pelo ombro encostando-o junto ao peito e, do mesmo Dinha, que em silêncio permanecia, viam-se olhos prestes a merejar. Naquele momento, pude ouvir uma última palavra dita por Nilton Novaes que oi: “Vamos pra próxima, meu amigo.” enquanto desciam abraçados as escadas do Fórum até encotrar seus apoiadores do lado de fora do portão.
Nilton Novaes está ao lado de Dinha há muitos anos. Dinha sabe o quanto ele foi importante. Nilton Novaes foi um dos dos principais agregadores do grupo Dinha/Kátia, atraindo força empresarial e APOIOS que, sem os quais, as sucessivas vitórias do grupo não seriam tantas.
É fato também que a Deputada Kátia Oliveira tem sua grande influência junto ao prefeito Dinha, como todo casal bem sucedido deve ser.
E nesse quesito de comprometimento entre um casal – marido e mulher – é preciso notar que Nilton Novaes tem ao seu lado a presença silenciosa, mas atenta a tudo, da Senhora Ivaneide Novaes que já declarou à imprensa: “Tenho certeza que o prefeito saberá escolher o melhor para nossa cidade. Se for da vontade de Deus, será Nilton, ele está preparado e já abriu mão duas vezes de ser o candidato. Hoje, Deus reafirmou essa vontade no coração dele e eu o apoio. Sei o quanto ele ama Simões Filho e sei o quanto já lutou e luta pelo grupo.”
Brincadeira boa é assim, uma vez de cada.
No mais, até o anúncio da decisão, estarei cético igual ao Pedro Pereira.