Pesquisar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

China suspende importação de carne bovina de 3 frigoríficos do Brasil

Exportação de carne bovina para China: 3 frigoríficos brasileiros suspensos temporariamente

governo brasileiro confirmou nesta semana que a Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) suspendeu temporariamente as importações de carne bovina de três frigoríficos do Brasil. A decisão foi tomada após videoauditorias realizadas pela GACC, que identificaram não conformidades em relação aos requisitos de importação chineses. As empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para resolver as questões apontadas.

ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que o Brasil possui 126 plantas frigoríficas habilitadas para exportação de carne bovina. “Quando assumimos, tínhamos 12 plantas suspensas. Retomamos essas 12 e abrimos mais 43, das 55 que compõem o total de 126. Portanto, não é coerente que três plantas suspensas impactem a relação comercial”, afirmou Fávaro. Ele reforçou que o país mantém um relacionamento sólido com a China, principal destino das exportações de carne bovina brasileira.

Para o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o Brasil tem um histórico positivo na defesa agropecuária, o que contribui para a credibilidade e o reconhecimento internacional do setor. “Seguiremos em diálogo com o setor privado exportador e com as autoridades chinesas para solucionar os questionamentos apontados e retomar as exportações dessas unidades”, declarou Goulart.

China é o maior comprador de carne bovina do Brasil, representando um papel crucial para o mercado nacional. Segundo Fávaro, os cortes exportados para o país asiático são diferentes dos consumidos no Brasil, o que beneficia a formação de preços internos. “São produtos que vendem pouco aqui ou possuem menor valor comercial, devido aos diferentes padrões de consumo. Exportar é positivo para a formação do todo”, explicou o ministro.

Leia mais

PUBLICIDADE