Conecte conosco

Cidades

Casos de transfobia e homofobia estão sendo acompanhados pela SJDHDS

Mulher trans foi impedida de usar banheiro feminino em Feira de Santana, enquanto jovem foi vítima de preconceito dentro de shopping de Salvador

Publicado

em

Bahia.ba – A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) está acompanhando os casos de violação de direitos contra a população LGBTQIA+ registrados em Feira de Santana e em Salvador nos últimos dias.

Por meio da Coordenação de Políticas LGBT, a SJDHDS ofereceu assistência e acompanha Guell Cadillac, mulher trans impedida de usar o banheiro feminino num bar de Feira de Santana, e Jeferson Campo, jovem que sofreu violência LGBTfóbica dentro de um shopping de Salvador.

O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), localizado no Casarão da Diversidade (Rua do Tijolo, nº 08, Pelourinho), equipamento da SJDHDS, dispõe de equipe formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais para auxiliar e acolher as vítimas.

Desde junho de 2019, por decisão do Supremo Tribunal Federal, a homofobia é considerada crime. Os ministros do Supremo determinaram que a conduta passe a ser punida pela Lei de Racismo (7716/89), que hoje prevê crimes de discriminação ou preconceito.

“Reafirmamos mais uma vez o compromisso do Governo do Estado com a promoção da igualdade, do respeito e da cultura de tolerância. Fatos como estes não podem ficar impunes”, diz em nota.

Cidades

Abertura oficial do Carnaval acontece quinta-feira no Farol da Barra

ACM Neto fará a entrega oficial das chaves da cidade para o Rei Momo em um trio elétrico

Publicado

em

Metro1 – O Carnaval de Salvador começa oficialmente amanhã (20), com cerimônia realizada no Farol da Barra, a partir das 18h. O prefeito ACM Neto fará a entrega oficial das chaves da cidade ao Rei Momo, em um trio elétrico.

A primeira atração do Carnaval de Salvador 2020 será o cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown, acompanhado por cerca de 150 músicos do Movimento Percussivo Timbaleira Drummers.

Ainda tocam no Circuito Dodô, com patrocínio da Prefeitura, artistas do Carnaval baiano, como de Harmonia, Claudia Leitte, Denny Denan, Daniela Mercury, Banda Eva, Mudei de Nome, La Fúria, Rafa e Pipo Marques, Margareth Menezes, O Poeta, Araketu e Chiclete com Banana.

No Circuito Osmar, a abertura oficial da festa será toda dedicada aos Blocos de Samba.

Continuar Lendo

Cidades

Polícia terá aplicativo de Reconhecimento Facial no Carnaval 2020

Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o Centro de Comando e Controle da SSP

Publicado

em

Metro1 – Os policiais militares que atuarem no Carnaval de Salvador deste ano vão contar com uma novidade possibilitada pelo sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A ferramenta será ampliada na folia e contará com um software instalado nos celulares das patrulhas que, a partir de uma foto, checa impressões digitais e promove a identificação humana. Os aparelhos serão empregados com as equipes que atuarão em conjunto com o Reconhecimento Facial, ainda em fase de testes. Também em uso experimental, câmeras em viaturas realizarão busca por foragidos e analisarão placas veiculares. Carros, motos e caminhões com restrição de furto ou roubo serão detectados pela ferramenta.

As novidades foram apresentadas pela SSP-BA na manhã de hoje (17). O sistema foi usado em fase de teste na festa do ano passado e ajudou na prisão de um homem foragido por homicídio. Na oportunidade ele estava fantasiado de mulher, mas ainda assim foi reconhecido. As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico).

A tecnologia será empregada também em pontos de entrada e saída, além de estações de transporte público. Desde implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta auxiliou nas prisões de 134 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto. Ainda no quesito tecnológico, serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24h por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.

Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o Centro. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, todos os aparatos tecnológicos serão acompanhados, em tempo real, por 30 instituições estaduais, federais e municipais que trabalharão 24h no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sediado no COI. “Ampliamos os recursos tecnológicos para fazer um carnaval ainda mais tranquilo para o folião”, frisou Brabosa.

Continuar Lendo

Cidades

‘Furdunço’ levou 1,5 milhão de pessoas às ruas, estima Saltur

Ao todo, 48 atrações desfilaram pelo circuito ontem

Publicado

em

Metro1 – Cerca de 1,5 milhões de pessoas passaram pelo “Furdunço” ontem (16), no circuito Orlando Tapajós, entre o Clube Espanhol (Ondina) e o Farol da Barra, em Salvador. De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), foi o maior público já registrado no pré-carnaval da cidade. 

Ao todo, 48 atrações desfilaram pelo circuito, como Forró do Tico, Quabales, Armandinho, Afrodisiaco, Mudei de Nome, Guig Ghetto, Lincoln & Duas Medidas, Diamba, Danniel Vieira, Gerônimo, Adão Negro, Kart Love, AraKetu e BaianaSystem.

O “esquenta” para o carnaval começou no sábado (15), com o Fuzuê, que atraiu 800 mil pessoas. A folia apresentou 35 atrações, em um clima de resgate de antigos carnavais de rua.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA