Conecte conosco

Cidades

BIOMETRIA: Prefeito Dinha solicita melhorias na realização do Cadastramento

Publicado

em

Prefeito Dinha solicita melhorias na realização do Cadastramento Biométrico

O prefeito de Simões Filho, cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dinha Tolentino se reuniu com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador José Edivaldo Rocha Rotandono, para solicitar melhorias no Cadastramento Biométrico. Com o gestor, estiveram a deputada estadual kátia Oliveira e o procurador-geral do município, Jarbas Magalhães. 

Na oportunidade, o gestor entregou um ofício, apresentando os problemas enfrentados pela população e solicitou ampliação do prazo para a revisão extraordinária, o aumento dos kits de biometria, a fim de aumentar o número de atendimentos e a manutenção dos atuais kits por mais de 6 meses após encerrada biometria. 

“Viemos hoje para pedir flexibilização e melhorias. Sabemos que a biometria é o sistema através do qual o eleitor se identifica e vota usando as digitais, sendo um mecanismo mais seguro porque afasta qualquer risco de fraude. Ninguém pode votar por outra pessoa”, disse Dinha. 

O documento ainda lembrou que a Prefeitura, conforme termo de convênio, ofertou suporte técnico e administrativo ao Juízo Eleitoral, que incluiu aluguel de imóvel, cessão de móveis e servidores, doação de material administrativo e de limpeza, instalação de internet, dentre outros.  

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o município tem aproximadamente 80 mil eleitores, de acordo com o TRE-BA, apenas 30% dos eleitores simõesfilhenses conseguiram realizar o recadastramento até o momento.

Cidades

Polícia Civil alerta para serviços que podem ser feitos de casa

Delegacia Digital pode registrar casos de perda, extravio e furto de documentos e objetos

Publicado

em

Bahia.ba – Àqueles que, em meio à pandemia de coronavírus, tiverem necessidade de buscar atendimento da Polícia Civil, a pasta alerta que alguns serviços podem ser realizados na Delegacia Digital. Com isso, o cidadão evitar se expor à contaminação da Covid-19, reforça a polícia.

A ferramenta é ativa há mais de 10 anos na Bahia e pode ser utilizada, segundo a coordenadora, delegada Célia Miranda, para o registro de ocorrências de modo eficaz. Boletins de casos de perda, extravio, furto de documentos e objetos, podem ser denunciados por meio da ferramenta.

“Se trata de uma forma prática e segura de registrar ocorrências, adequada, totalmente, aos cuidados que todos devem ter com relação ao distanciamento social necessário neste momento”, comenta Célia.

Orientações
“É importante, antes de fazer o registro, observar os critérios expostos no ambiente virtual. Cada ocorrência é analisada antes da oficialização. A emissão da Certidão de Registro de Ocorrência via Internet e a validação dos dados com o cidadão poderão ser realizadas por e-mail ou por telefone, mas a resposta à aceitação do registro só será efetivada por e-mail. Portanto, é obrigatório fornecer um endereço eletrônico válido para contato”, explica a delegada.

Após o registro, a Delegacia Digital fornece, via internet, a certidão. O cidadão pode acompanhar o andamento do registro de sua ocorrência pelos e-mails enviados pela Polícia Judiciária, ou através do site. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail delegaciadigital@ssp.ba.gov.br.

Continuar Lendo

BAHIA

Após discurso de Bolsonaro, Rui diz que não vai ‘baixar a guarda’ e pede união contra o coronavírus

“É momento da Bahia unida independente das suas preferências políticas, das suas crenças, dos credos”, escreveu o governador

Publicado

em

Metro1 – O governador da Bahia, Rui Costa, se posicionou, hoje (25) pela manhã, após o presidente Jair Bolsonaro desestimular medidas gerais de restrição contra o coronavírus, em pronunciamento na noite de ontem (24).

Por meio das redes sociais, Rui reafirmou o compromisso de “não baixar a guarda” no combate à disseminação do vírus e pediu união para superar a “grave crise” causada pela pandemia. “É momento da Bahia unida independente das suas preferências políticas, das suas crenças, dos credos”, escreveu.

Rui ainda se disse solidário aos estados do Nordeste e a todo o Brasil. “É uma guerra. Que Deus nos dê equilíbrio e força”, afirmou.

Continuar Lendo

Cidades

Conselho pede inclusão de atividades veterinárias na lista de serviços essenciais

Segundo CRMV, estabelecimentos vinculados à atividade precisam ser mantidos em funcionamento, para não colocar animais em risco

Publicado

em

Bahia.ba – O Conselho Regional de Medicina Veterinária defende a inclusão dos seus serviços entre as atividades essenciais para combater a epidemia do novo coronavírus. Um ofício foi encaminhado ao governo do estado e às prefeituras.

No documento, o CRMV-BA faz referência ao Decreto Presidencial nº 10.282, que considera essencial atividades como vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias; prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e doença dos animais; vigilância agropecuária internacional e cuidados com animais em cativeiro. O conselho reforça também que estabelecimentos comerciais vinculados à atividade médica veterinária precisam ser mantidos em funcionamento, sob pena de colocar em risco a vida, saúde e segurança dos animais.

“Recomendamos a manutenção desses estabelecimentos abertos para que possam atender às necessidades dessa população, garantindo o preceito do artigo 225 da Constituição Federal, que reserva a necessidade de todos, inclusive dos agentes públicos, nos cuidados com a saúde pública, animal e ambiental, caracterizado pela saúde única”, diz Altair Santana de Oliveira, presidente do conselho.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA