O Bahia deu um show na noite desta terça-feira (25) e garantiu sua vaga na terceira fase da Libertadores. Diante do The Strongest, o Esquadrão de Aço venceu por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo jogo de volta da segunda fase do torneio continental. Os gols foram marcados por Lucho Rodríguez e Ademir, que brilhou com dois tentos.
Primeiro tempo: Dominância tricolor
O Bahia entrou em campo com a missão clara de vencer para garantir a classificação. Desde o início, o time mostrou domínio absoluto da bola e partiu para cima do The Strongest. A equipe boliviana, por sua vez, optou por uma marcação fechada, buscando o empate que levaria a decisão para os pênaltis.
Aos 15 minutos, Lucho Rodríguez teve a primeira grande chance ao receber fora da área, girar e chutar colocado, mas o goleiro Banegas fez a defesa. Pouco depois, Ademir desperdiçou uma oportunidade clara dentro da pequena área, mandando a bola por cima do gol. Aos 37 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Bahia após falta em Jean Lucas.
Lucho abre o placar
Aos 39 minutos, Lucho Rodríguez converteu a cobrança de pênalti com maestria. O atacante uruguaio bateu no meio do gol, enquanto Banegas pulou para o lado esquerdo. O gol trouxe tranquilidade ao Bahia e desestabilizou o The Strongest, que viu Supayabe levar amarelo aos 41 minutos e o zagueiro Jusino ser expulso aos 44, após um carrinho por trás em Lucho.
Segundo tempo: Ademir brilha e fecha o placar
Na etapa final, o Bahia manteve o ritmo e ampliou o placar logo aos dois minutos. Após erro de Castro, Pulga recuperou a bola e lançou Ademir, que invadiu a área e chutou com força para marcar o segundo gol.
O Tricolor seguiu pressionando e quase fez o terceiro com Pulga, que cabeceou para fora após cruzamento de Everton Ribeiro. Aos 17 minutos, Ademir voltou a balançar as redes após receber um lançamento preciso de Pulga, dominar com categoria e finalizar para o fundo do gol.
Próximos desafios
Com a classificação garantida, o Bahia agora aguarda o vencedor do confronto entre Ñublense (CHI) e Boston River (URU), que decidem a vaga nesta quarta-feira (26). Caso seja eliminado, o Tricolor já garantiu ao menos uma vaga na Copa Sul-Americana.
Antes de voltar a pensar na Libertadores, o Bahia enfrenta o Jacuipense no sábado de Carnaval (1º), às 16h, pela semifinal do Campeonato Baiano.