Conecte conosco

BAHIA

Estado receberá 613.060 doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça e quarta-feira

As vacinas devem começar a ser distribuídas ainda na terça-feira

Publicado

em

A Bahia receberá mais 613.060 doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes estão previstos pra chegar em três remessas. A primeira, com 255.300 doses da Coronavac e 63.600 da Oxford/AstraZeneca, chegará ao aeroporto de Salvador em um voo com pouso marcado para às 9h35 desta terça-feira (27).

A segunda carga, com 150.250 imunizantes da Oxford/AstraZeneca, chegará em um voo com aterrissagem programada para 19h15, também de terça-feira. A terceira remessa, com 143.910 doses da Pfizer/BioNTech será trazida em um voo previsto para às 15h de quarta-feira (28). São doses para primeira e segunda aplicação.

As vacinas devem começar a ser distribuídas ainda na terça-feira por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Com estas novas remessas, a Bahia chegará ao total de 10.835.440 doses de vacinas recebidas, sendo 3.809.700 da Coronavac, 5.586.900 da Oxford/AstraZeneca, 1.184.040 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

Com informações do Diário da RMS.

ALBA

Deputada Fabíola Mansur solicita aeronave para combate a incêndio em Uibaí

“Estou atenta e recorrendo aos órgãos responsáveis em busca de soluções emergenciais”

Publicado

em

Deputada Fabiola Mansur

Ainda muito preocupada com o avanço do incêndio na serra de Uibaí, a deputada estadual Fabíola Mansur solicitou, através de ofício ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Adson Marchesini, apoio de aeronaves de combate a incêndio, para auxiliar nos locais de difícil acesso. Por se tratar de um incêndio de grande extensão, em áreas de caatinga preservada, afetando ainda muitos povoados e comunidades da região, a parlamentar considera de extrema importância o reforço aéreo, uma vez que, pelo impacto causado no meio ambiente, este talvez seja considerado o maior incêndio florestal já visto na serra de Uibaí.

“Estou atenta e recorrendo aos órgãos responsáveis em busca de soluções emergenciais. Para além do meio ambiente e da preservação de pinturas rupestres, vemos o fogo se aproximando das casas, o que aumenta a preocupação. Nossa solidariedade ao povo Uibaiense e toda reverência aos bombeiros e aos incansáveis brigadistas voluntários, e também ao pessoal da energia eólica que liberou funcionários para darem suporte à força tarefa”, destacou.

No início da semana, o governador Rui Costa enviou brigadistas do grupamento do Corpo de Bombeiros para combater os focos de incêndio na Serra do município.
Ascom/Deputada Fabíola Mansur

Continuar Lendo

BAHIA

VÍDEO: Médico pediatra é assassinado dentro de consultório no oeste da Bahia

Júlio César foi atacado após um paciente deixar a consulta

Publicado

em

Médico pediatra é assassinado dentro de consultório no oeste da Bahia

Um médico foi assassinado a tiros dentro do consultório onde trabalhava no município de Barra, no oeste da Bahia. O crime, que chocou a cidade, aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), por volta das 8h30, na Rua Cardeal da Silva, bairro Rosário.

De acordo com a investigação policial, Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos, trabalhava em uma clínica particular da cidade. Logo após um paciente deixar seu consultório, um outro homem invadiu o local e atirou várias vezes contra o médico, que era pediatra e também prestava serviços como ultrassonografista. Em seguida, o criminoso fugiu do local em uma moto.

Júlio César foi socorrido às pressas por outros funcionários da clínica e levado para o Hospital de Irecê. Como um dos tiros atingiu sua cabeça, o médico não resistiu.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi até o local para fazer a perícia. A Polícia Civil investigará o caso, mas ainda não tem informações sobre autoria e motivação do crime.

Continuar Lendo

ALBA

APÓS SOLICITAÇÃO DO DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO ALENCAR, HOSPITAL GERAL DE IPIAÚ RECEBE INVESTIMENTO DE QUASE 300 MIL

Publicado

em

O Hospital Geral de Ipiaú (HGI) recebeu nesta semana um moderno sistema de digitalização de imagens radiográficas para RX e um novo aparelho de RX móvel, investimento no valor de R$ 279.685,71. Os equipamentos irão modernizar o serviço de radiologia e agilizar os procedimentos radiográficos.

A aquisição do sistema se deu por intermédio do Deputado Estadual Eduardo Alencar que em 14 de abril de 2021, fez a solicitação a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia através do ofício n° 020/2021

No último dia 15, foi realizada a entrega dos equipamentos e, representando o Deputado Eduardo Alencar, estiveram presentes a jovem liderança, Matheus Menezes, os vereadores Lucas de Vavá e Orlando Santos. A entrega foi feita ao coordenador da radiologia, Sandro Augusto e ao diretor Alex Miranda que vem desempenhando um ótimo trabalho, sempre buscando melhorias para o HGI.


“É com muita alegria que venho contribuir com mais essa conquista para saúde de Ipiaú, e vou continuar trabalhando pela saúde em toda Bahia. Gostaria de agradecer ao Governador Rui Costa e ao Senador Otto Alencar por nos atender e estarem trabalhando por nosso povo” disse o Deputado.

Continuar Lendo

ALBA

CIRURGIAS ELETIVAS SÃO RETOMADAS NA BAHIA E DEPUTADO EDUARDO ALENCAR COMEMORA

A volta das cirurgias eletivas foi uma bandeira defendida pelo deputado que fez cobranças contínuas ao governo do estado.

Publicado

em

Deputado estadual eduardo alencar

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a demanda por leitos de UTI no estado da Bahia triplicou nesses últimos meses levando a Secretaria de Saúde do Estado a interromper, parcialmente, a realização de cirurgias eletivas em pacientes que aguardavam na fila da regulação.

Desde então, muitos pacientes com diversos graus de complexidade, tiveram que ficar em casa aguardando o momento para a realização dos procedimentos.


Além de presidente da Comissão de Saúde da Alba, profissional da área de saúde, o médico e Deputado Estadual Eduardo Alencar(PSD), sempre atento a essa demanda, sempre que possível cobrou do governo do estado o retorno dessas cirurgias.


Prova disso foi a cobrança feita em 11 de maio desse ano em audiência pública online, pelo deputado ao secretário da época, Fábio Vilas-Boas, veja abaixo:

View this post on Instagram

A post shared by Eduardo Alencar (@eduardoalencar.oficial)

A boa notícia veio essa semana. Após queda de 21% das cirurgias na pandemia, o estado retomará 100% dos procedimentos eletivos nas unidades do SUS ainda essa semana.


A informação foi dada pela secretária de saúde do estado, Tereza Paim, ontem, segunda-feira(13) durante a inauguração da Policlínica de Saúde Regional de Serrinha.


Em contato com o Página Simões Filho, o deputado Eduardo Alencar declarou: “Nesse momento temos muitas pessoas pobres no interior do estado que não tem condições de pagar por cirurgias e precisam desse atendimento pelo SUS. Eu venho cobrando da secretaria de saúde do estado o retorno dessas cirurgias, hoje nós tivemos a notícia de que as cirurgias serão retomadas. Estou muito feliz com este retorno. Essa é nossa obrigação, lutar e trabalhar pelo povo do nosso estado.”

Do Página Simões Filho.

Continuar Lendo

BAHIA

Na Bahia, adolescentes fazem sexo e consomem álcool cedo; 40% afirmam não usar camisinha

Dados são de pesquisa do IBGE divulgada na última sexta (10)

Publicado

em

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na última sexta-feira (10) aponta que sexo, drogas e transtornos mentais são pontos comuns entre os adolescentes baianos. 

No estado, seis em cada dez estudantes de 13 a 17 anos já experimentaram bebida alcoólica alguma vez na vida (60,6% do total). A maioria é do sexo feminino (64,9%) e estudantes da rede privada (61,1%). Dos que provaram álcool, 32,6% fizeram isso antes dos 13 anos. 

Já 35% dos estudantes adolescentes do estado fizeram sexo – 40% deles antes dos 13 anos, e também cerca de 40% que afirmaram que não usam camisinha.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE em 2019 e divulgada nesta sexta. O levantamento foi feito em 157 escolas públicas e privadas da Bahia, com 5.986 estudantes. 

Com informações do Metro 1.

Continuar Lendo

Cidades

Camaçari poderá exigir passaporte da vacina contra Covid-19

O documento será exigido dos cidadãos para terem acesso a ambientes fechados e eventos

Publicado

em

A Prefeitura de Camaçari, com o objetivo de incentivar as pessoas a participarem da vacinação contra a Covid-19, iniciou a elaboração de um decreto para criação do passaporte da vacina. O documento será exigido dos cidadãos para terem acesso a ambientes fechados, como bares, restaurantes, shoppings, eventos, entre outros.

O secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, alerta para o fato da baixa participação na vacinação das pessoas com idade entre 18 anos e 30 anos. “Na faixa etária acima de 18 anos temos cerca de 50 mil pessoas que ainda não compareceram para receber a 1ª dose da vacina. Hoje temos vacina disponível para todos. Então não justifica esse não comparecimento. E nós só iremos vencer a pandemia se todos se vacinarem com a primeira e a segunda doses”, alertou.

A elaboração do decreto, no momento, está em estudo na Procuradoria-Geral do Município (PGM). “Nossa ideia é condicionar o cuidado consigo como uma forma de evitar a propagação do vírus, principalmente em ambientes fechados muito frequentados. Garantindo assim, a vacinação e proteção de todos. Se a população comparecer para se vacinar não será necessário nenhum decreto. Mas, no momento que estamos vivendo, onde percebe-se uma baixa adesão da turma mais jovem à vacinação, esse decreto exigindo o passaporte da vacinação pode ser um estímulo”, afirmou Alcione Vasconcelos, diretora da Vigilância em Saúde de Camaçari.

Como forma de incentivar a vacinação, a gestão municipal iniciou uma série de campanhas educativas. “Começamos nas redes sociais e outdoor e agora iremos ampliar para rádios, sonorização móvel e outras mídias digitais, no intuito de orientar a população da importância da vacinação, e que vacina boa é vacina no braço. Já publicamos o decreto exigindo que todos os servidores públicos se vacinem. E agora, estamos na construção do decreto para população em geral.  Não mediremos esforços para garantir a vacinação de todo público-alvo de nossa cidade”, afirmou José Gama, secretário de Governo.

Com informações do Diário da RMS.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA