Conecte conosco

BAHIA

SIMÕES FILHO ESTEVE REPRESENTADA NO PRIMEIRO DIA DO 6º ENCONTRO DE PREFEITOS DA BAHIA

Publicado

em

Foi aberto na manhã desta sexta-feira (16) pela a União dos Municípios da Bahia (UPB) a sexta edição do Encontro de Prefeitos, que ocorre até este sábado 17, no Senai Cimatec em Salvador.

O evento que propõe debater assuntos relacionados às prefeituras baianas como a queda da arrecadação e os desafios das gestões públicas também aborda o tema “municípios inteligentes”, com soluções em tecnologia para facilitar o atendimento das prefeituras ao cidadão. A solenidade de abertura contou com a presença do governador Rui Costa, de parlamentares baianos e prefeitos de mais de 328 municípios do estado.

Simões Filho esteve representada pelo secretário de desenvolvimento econômico, Djalma Machado, que falou com exclusividade ao Página Simões Filho.

Este ano, o tema do encontro é “Municípios Inteligentes”, colocando a tecnologia como aliada da administração das cidades. “É um momento oportuno para os prefeitos se alinharem, discutirem grandes temas e também se projetarem para um momento muito difícil, que é um ano de crise.

“Esse encontro é de grande importância pois propõe discussões sobre  Municípios Inteligentes, que coloca a tecnologia como aliada da administração e também é um momento para os prefeitos se alinharem, discutirem grandes temas e se prepararem para momentos de crise semelhante ao que estamos passando.” Pontou Djalma Machado

De acordo com o presidente da UPB, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, a união dos prefeitos no momento de crise tem fortalecido a luta na busca de várias conquistas.

Eures Ribeiro citou a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios em retirar os programas federais do cálculo do índice de pessoal.

“Se outros estados já praticam é importante que a Bahia também tenha esse entendimento”.

Eures aproveitou a presença do governador Rui Costa para afirmar que os municípios têm uma pauta estadual e pediu o apoio do executivo estadual para o repasse dos royalties do petróleo aos municípios.

“Os prefeitos da Bahia sonham em fazer uma comissão e discutir com o senhor. Porque justiça seja feita, os royalties que vem para Bahia 25% é dos municípios e nunca, nenhum governador, repassou”.

Eures também ressaltou a mudança no formato do encontro que bateu recorde de participação dos prefeitos.

Durante a abertura foi assinado um termo de parceria entre a UPB e o Governo do Estado da Bahia para o compartilhamento de dados referentes ao recolhimento de tributos, entre eles o Imposto Sobre Serviço (ISS).

Bastante aguardada, a fala do governador Rui Costa foi de solidariedade aos municípios.

“Ao longo de décadas dividimos municípios, dividindo receitas demasiadamente e duplicando despesas”, disse Rui.

Ele também se comprometeu em estudar uma forma de repassar os royalties devidos aos municípios.

“Tenho que projetar minhas contas pagas e analisadas, até porque esse é último ano de governo, mas assim que puder vou sentar com a UPB, evidente que dentro do marco legal e das possibilidades financeiras, a gente ajustar isso, como tenho feito com todas as outras ações”, sentenciou.

O governador Rui Costa anunciou ainda a intenção de conveniar com as prefeituras a criação de colégios militares municipais e reforçou que o “o municipalismo não é uma estratégia de retórica, mas uma estratégia de governo. O que dá capilaridade as políticas públicas para quem chega na ponta são os municípios, são os prefeitos”.

Dos senadores presentes ao encontro, o senador Otto Alencar falou da necessidade de rever a legislação brasileira para que municípios com perda de arrecadação e oscilação nas transferências voluntárias não sejam penalizados por não conseguirem cumprir o índice de gasto com pessoal. “A realidade nossa é trabalhar para pautar o que é de interesse dos municípios”. Já a senadora Lídice da Mata ressaltou o empenho do Congresso Nacional em iniciativas que mudam a participação da União no financiamento de programas como o Fundeb, o fundo da educação básica. “Para garantir que saia do que é hoje, entorno de 10%, para em seis anos alcançarmos 50% do financiamento por parte da União”.

A má distribuição das riquezas, que penaliza os municípios brasileiros, foi classificada como “uma injustiça fiscal” pelo presidente da Confederação Nacional de Município (CNM), Glademir Aroldi. Ele alegou que a União criou diversas contribuições desde a Constituição de 1988, cujo volume de recurso se iguala ao da arrecadação dos impostos, porém sem repartir com os municípios. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel, ressaltou a falta de recursos para honrar os compromissos assumidos pelos municípios. “O repasse federal não vem atendendo a realidade das prefeituras brasileiras”. Em consonância, o ex-governador e secretário de desenvolvimento econômico do estado, Jaques Wagner, concluiu: “a porta do prefeito é a primeira que o munícipe recorre e nessa quadra de dificuldade financeira e queda de arrecadação, sem dúvida alguma, são heróis aqueles que se dispõem a dirigir suas cidades”.

Diante das dificuldades, o prefeito de Feira de Santana e ex-presidente da UPB, José Ronaldo, deixou uma mensagem de otimismo aos colegas. “A todos os prefeitos a luta é diária e constante, mas a competência, seriedade e a honestidade com que vocês dirigem os municípios, serão sempre permanente e cheia de vitórias na defesa dos municípios baianos”.

Durante o encontro será lançada a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Na abertura, o presidente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforçou a importância da iniciativa para melhorar a arrecadação municipal. “Nosso esforço é ampliar a implementação da Lei Geral nos municípios para fazer com que o incentivo possa ser dado ao micro e pequeno empreendedor, refletindo nos municípios em um aumento real da arrecadação”, reforçou.

Estão entre os parceiros e patrocinadores do evento: o Governo do Estado da Bahia, Sebrae,  Bradesco, Conishi, E&L Sistema, Use Telecom, Grupo Dias, IEL/FIEB, Safety Service, Balões.com, Pi Contabilidade, Nutricash e o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Desenbahia, EGBA, Embasa, Unicef, Agersa e Bahiagás.

 

Continuar Lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Alô Rui Costa! Mulher está na correria pra não morrer na “fila da morte”. Ajuda!

Publicado

em

Do Página Simões Filho – Dona Maria da Conceição da Silva Soares, 44 anos, está no hospital municipal de Simões Filho, na fila da regulação.

Ela é diabética, hipertensa e sofreu um AVC no domingo passado, dia 26 de agosto.

No momento ela está em estado grave e se não for regulada imediatamente poderá vir à óbito.

A CORRERIA no Hospital Municípal está grande para mantê-la viva, mas o tempo está correndo.

Continuar Lendo

Cidades

“Essa é a eleição do acerto de contas”, diz Joseildo durante lançamento de candidatura a deputado federal em Alagoinha

Publicado

em

Do Página Simões Filho – Cerca de mil pessoas se reuniram na manhã deste domingo (26), no Tênis Clube de Alagoinhas, no evento de lançamento oficial da candidatura a deputado federal de Joseildo Ramos, que atualmente ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia e exerce o cargo de Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).

Além da população, lideranças e vereadores de diversos municípios da região, estiveram presentes também a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho os vereadores de Alagoinhas Thor de Ninha e Luciano Sérgio, e os candidatos a deputado estadual Radiovaldo Costa e Osni Cardoso.

Concorrendo pela primeira vez à Câmara Federal, após ser prefeito e deputado estadual, Joseildo fez críticas às recentes votações da reforma trabalhista e PEC do Teto dos Gastos, além do processo de tentativa de privatização de empresas públicas nacionais.

“Essa é a eleição do acerto de contas com os carcamanos que, em nosso nome, retiraram direitos duramente conquistados. Vendilhões do templo, esses bandidos que não merecem o voto do trabalhador baiano”, afirmou. “O voto pode brilhar se ele for livre, for consequente e pensar nas futuras gerações”, completou.

Moema GramachoPrimeira deputada federal a ser eleita pelo Partido dos Trabalhadores da Bahia, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, afirmou que deixou o cargo para concorrer à prefeitura por compromisso com a população do município.

“Fui deputada por dois anos, o suficiente para conhecer o Congresso Nacional. Eu não sairia de lá para cumprir minha missão com o povo se eu não soubesse que iria para o meu lugar alguém tão ‘de com força’ como esse cabra”, afirmou Moema.

Radiovaldo CostaCandidato a deputado estadual, ex-vereador de Alagoinhas e dirigente licenciado do Sindipetro, Radiovaldo Costa defendeu a Petrobras, a soberania nacional e denunciou a tentativa de entrega do petróleo nacional a empresasestrangeiras.

“A maior riqueza que esse país tem não é ouro, não é ferro, é petróleo. Agora esses pilantras vão para o Congresso para entregar essa riqueza, que é um investimento no nosso futuro, para o capital internacional. E isso acontece, Joseildo, porque nós não temos mais deputados lá como você”, afirmou Radiovaldo.

Continuar Lendo

Cidades

Semana da Juventude 2018: Confira a Programação

Publicado

em

A prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), realiza de 06 a 11.08 e 13.08, a Semana de Juventude, com uma série de ações que promovem a inclusão do jovem na sociedade, através da Secretaria Municipal de Esporte,Lazer e Juventude (Sejuv).

Os jovens terão acesso à informação sobre mercado de trabalho e contato com atividades lúdicas, oficinas, debates, cine-debates. O evento reserva ainda, o Festival da Juventude, como apresentações de bandas locais, como Sarau Mix, Amanda Rodrigues, Dj Edinho e uma atração surpresa.
A abertura oficial acontecerá no dia 06.07, às 08h, no auditório do Centro Social, que fica na Avenida Walter Aragão de Souza, ao lado do Mercado Municipal – Centro e às 13h30, roda de debates, em grupos de trabalho, sobre a temática: O Jovem e vida.
Programação:

Terça (07/08): 09h – Cine debate;

13h30 – Plantio de mudas em parceria com escolas municipais da Ilha de São João e Aratu.
Quarta (08/08): de 08h às 12:00 – Testes e debates sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s);
14h – Oficina de empoderamento feminino, na Escola Municipal União da Bahia.
Quinta (09/08): 09h – Mostra / Feira de Empreendedorismo Jovem (Pátio da Prefeitura);
13h30 – Mostra de Teatro: Violência Sexual contra crianças e adolescentes – Cidade da Criança.
Sexta (10/08): 08h – Panfletaço e caminhada de conscientização no trânsito;
17h30 – Torneio de Artes Marciais – (Ginásio de Esportes).
Sábado (11/08): 09h – Torneio de Handebol e Vôlei (Ginásio de Esportes);
19h – Shows do Festival da Juventude
Segunda (13.08) – 08h30 – Enceramento, na Câmara de Vereadores.
A Semana da Juventude é executada pela Lei Municipal 989/2015, que dispõe sobre a realização de atividades intersetoriais, pelo poder público municipal, voltadas a temáticas relacionadas à juventude. A referida lei estabelece que a Segunda semana de agosto é o período reservado no calendário municipal de eventos para celebração da Semana Municipal de Juventude, através de encontros, fóruns, torneios, debates, movimentos culturais, dentre outras atividades.

Por Ascom/PMSF – Núcleo de Imprensa

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Tudo é Política