Conecte conosco

BAHIA

Promulgação de lei na Alba reafirma papel social do novo tempo na Casa

Publicado

em

A promulgação da Lei nº 13.802/2017 pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta quarta-feira 22, em reunião no Salão Nobre da Casa, reafirmou o papel social que o Legislativo baiano abraçou desde fevereiro último.

 

A medida permite às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) promover a locação de 1/3 do terreno onde atualmente funciona o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), localizado no município de Simões Filho, como forma de reforçar as verbas de custeio da referida unidade escolar.

 

O citado terreno foi doado à OSID em 1963, pelo então governador baiano Lomanto Júnior, visando à construção de um orfanato para acolher jovens sem referência familiar. Atualmente a escola abriga 750 crianças e adolescentes, em tempo integral, da educação infantil ao 9º ano do ensino regular. O Cesa oferece ainda ao alunado assistência odontológica, informática, oficinas de arte, cursos de extensão, entre outros.

 

A proposição de Coronel permitindo o aluguel do espaço foi aprovada por unanimidade no plenário do Legislativo estadual. Conforme a lei, eventuais melhorias patrocinadas no terreno serão incorporadas ao imóvel. Em 2014, a OSID pediu ao Governo da Bahia a permissão para alugar parte do espaço, em desuso, visando à geração de receita para aplicação nas ações da unidade escolar.

 

A solenidade de promulgação foi dirigida pelo presidente da Alba, deputado Angelo Coronel (PSD), e contou com a participação dos deputados Carlos Geilson (PSDB), Luciano Simões Filho (PMDB), Manassés (PSL), Fabrício Falcão (PCdoB) e Sandro Régis (DEM), integrantes da Mesa Diretora.

Compuseram ainda a mesa a gestora da OSID, Maria Rita Lopes Pontes; a coordenadora do Instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel; o procurador da Alba, Graciliano Bonfim, e o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Manoel Castro, além de integrantes do grupo filantrópico Amigos de Dulce.

ALTIVEZ

Coronel destacou a relevância social da iniciativa e sua satisfação em dirigir a Casa nesse novo tempo, observando que a lei “deixa a Alba mais leve e próxima do seio da sociedade”. Chefe do Legislativo estadual lamentou o desgaste que a classe política tem sofrido com os sucessivos escândalos de corrupção, mas exortou os homens públicos de bem a reagir à demonização dessa importante atividade.

 

Os políticos corretos devem ter altivez nesse momento. A política move o mundo, inclusive com belas ações, como esta aqui. É preciso expurgar aqueles que estão enlameando a classe”, defendeu. Coronel elencou os diversos convênios e parcerias que a Casa tem firmado em prol de pessoas em desvantagem social na Bahia, e agradeceu aos servidores pela colaboração, e à imprensa por divulgar as boas ações.

 

Maria Rita elogiou a sensibilidade social do presidente e disse que a lei tem grande significado humanitário. “O projeto de Coronel vem coroar nossos sonhos de garantir receita extra para o Cesa. É um sonho só concretizado graças à amiga Eleusa Coronel que abraçou esta causa. Que Deus lhes pague, em nome de Irmã Dulce”, agradeceu a chefa da OSID.

 

Emocionada, a coordenadora do Assembleia de Carinho ressalvou ser uma honra participar dessa “corrente do bem” e ajudar aqueles que mais precisam. “Tenho a maior gratidão por isso. Que venham outros projetos com essa mesma natureza, para que possamos reduzir sofrimentos e colaborar com a formação educacional e a construção de um futuro melhor de jovens baianos que precisam”, disse Eleusa.

Deputado Carlos Geilson chamou a promulgação da lei de momento especial e se disse muito feliz em compor a mesa e pelo “olhar de carinho da Alba com essas obras assistenciais”. Luciano Simões destacou sua satisfação em a Casa ir além da função precípua de legislar. “O clima aqui na Alba é outro; isso colabora na construção de uma imagem positiva da política na Bahia”, entende o parlamentar.

HUMANIDADE

Deputado Manassés também exaltou a função social da Casa e classificou de “lindo e obra de Deus” o trabalho da OSID. Fabrício Falcão enfatizou que o casal Coronel, através do Assembleia de Carinho, vem ajudando na humanização do Legislativo estadual e melhorando a vida de pessoas.

 

Deputado Sandro Régis parabenizou o trabalho da Mesa Diretora e observou que a gestão Coronel sustenta-se em três pilares: a valorização do servidor, o espírito familiar implantado na gestão, e a efetivação de um caráter humanista. “Coronel, você faz a Alba ser diferente”, confessou o democrata.

 

Antes da promulgação, nove alunos do Centro Educacional Santo Antônio apresentaram a peça teatral Humanidade. O espetáculo põe em relevo as agruras vividas no planeta Terra, a partir de práticas desumanas do ser humano, questionando o que será do futuro da humanidade? A apresentação busca exaltar, na Terra, vidas especiais como a de Irmã Dulce, e finaliza desejando paz, amor e humanidades a todos.

Continuar Lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Alô Rui Costa! Mulher está na correria pra não morrer na “fila da morte”. Ajuda!

Publicado

em

Do Página Simões Filho – Dona Maria da Conceição da Silva Soares, 44 anos, está no hospital municipal de Simões Filho, na fila da regulação.

Ela é diabética, hipertensa e sofreu um AVC no domingo passado, dia 26 de agosto.

No momento ela está em estado grave e se não for regulada imediatamente poderá vir à óbito.

A CORRERIA no Hospital Municípal está grande para mantê-la viva, mas o tempo está correndo.

Continuar Lendo

Cidades

“Essa é a eleição do acerto de contas”, diz Joseildo durante lançamento de candidatura a deputado federal em Alagoinha

Publicado

em

Do Página Simões Filho – Cerca de mil pessoas se reuniram na manhã deste domingo (26), no Tênis Clube de Alagoinhas, no evento de lançamento oficial da candidatura a deputado federal de Joseildo Ramos, que atualmente ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia e exerce o cargo de Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).

Além da população, lideranças e vereadores de diversos municípios da região, estiveram presentes também a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho os vereadores de Alagoinhas Thor de Ninha e Luciano Sérgio, e os candidatos a deputado estadual Radiovaldo Costa e Osni Cardoso.

Concorrendo pela primeira vez à Câmara Federal, após ser prefeito e deputado estadual, Joseildo fez críticas às recentes votações da reforma trabalhista e PEC do Teto dos Gastos, além do processo de tentativa de privatização de empresas públicas nacionais.

“Essa é a eleição do acerto de contas com os carcamanos que, em nosso nome, retiraram direitos duramente conquistados. Vendilhões do templo, esses bandidos que não merecem o voto do trabalhador baiano”, afirmou. “O voto pode brilhar se ele for livre, for consequente e pensar nas futuras gerações”, completou.

Moema GramachoPrimeira deputada federal a ser eleita pelo Partido dos Trabalhadores da Bahia, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, afirmou que deixou o cargo para concorrer à prefeitura por compromisso com a população do município.

“Fui deputada por dois anos, o suficiente para conhecer o Congresso Nacional. Eu não sairia de lá para cumprir minha missão com o povo se eu não soubesse que iria para o meu lugar alguém tão ‘de com força’ como esse cabra”, afirmou Moema.

Radiovaldo CostaCandidato a deputado estadual, ex-vereador de Alagoinhas e dirigente licenciado do Sindipetro, Radiovaldo Costa defendeu a Petrobras, a soberania nacional e denunciou a tentativa de entrega do petróleo nacional a empresasestrangeiras.

“A maior riqueza que esse país tem não é ouro, não é ferro, é petróleo. Agora esses pilantras vão para o Congresso para entregar essa riqueza, que é um investimento no nosso futuro, para o capital internacional. E isso acontece, Joseildo, porque nós não temos mais deputados lá como você”, afirmou Radiovaldo.

Continuar Lendo

Cidades

Semana da Juventude 2018: Confira a Programação

Publicado

em

A prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), realiza de 06 a 11.08 e 13.08, a Semana de Juventude, com uma série de ações que promovem a inclusão do jovem na sociedade, através da Secretaria Municipal de Esporte,Lazer e Juventude (Sejuv).

Os jovens terão acesso à informação sobre mercado de trabalho e contato com atividades lúdicas, oficinas, debates, cine-debates. O evento reserva ainda, o Festival da Juventude, como apresentações de bandas locais, como Sarau Mix, Amanda Rodrigues, Dj Edinho e uma atração surpresa.
A abertura oficial acontecerá no dia 06.07, às 08h, no auditório do Centro Social, que fica na Avenida Walter Aragão de Souza, ao lado do Mercado Municipal – Centro e às 13h30, roda de debates, em grupos de trabalho, sobre a temática: O Jovem e vida.
Programação:

Terça (07/08): 09h – Cine debate;

13h30 – Plantio de mudas em parceria com escolas municipais da Ilha de São João e Aratu.
Quarta (08/08): de 08h às 12:00 – Testes e debates sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s);
14h – Oficina de empoderamento feminino, na Escola Municipal União da Bahia.
Quinta (09/08): 09h – Mostra / Feira de Empreendedorismo Jovem (Pátio da Prefeitura);
13h30 – Mostra de Teatro: Violência Sexual contra crianças e adolescentes – Cidade da Criança.
Sexta (10/08): 08h – Panfletaço e caminhada de conscientização no trânsito;
17h30 – Torneio de Artes Marciais – (Ginásio de Esportes).
Sábado (11/08): 09h – Torneio de Handebol e Vôlei (Ginásio de Esportes);
19h – Shows do Festival da Juventude
Segunda (13.08) – 08h30 – Enceramento, na Câmara de Vereadores.
A Semana da Juventude é executada pela Lei Municipal 989/2015, que dispõe sobre a realização de atividades intersetoriais, pelo poder público municipal, voltadas a temáticas relacionadas à juventude. A referida lei estabelece que a Segunda semana de agosto é o período reservado no calendário municipal de eventos para celebração da Semana Municipal de Juventude, através de encontros, fóruns, torneios, debates, movimentos culturais, dentre outras atividades.

Por Ascom/PMSF – Núcleo de Imprensa

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Tudo é Política