Conecte conosco

BAHIA

OPINIÃO: VEREADORES, OU VOCÊS MORDEM, OU VOCÊS ASSOPRAM, PONTO.

Publicado

em

Por Mário Luiz Nobre no Página Simões Filho – Não dá para falar mal de secretários e em seguida parabenizar o prefeito.

É provável que se um eleitor perguntar a alguns vereadores, quantas secretarias tem a atual gestão, eles pedirão um tempo para tentar contar, mentalmente, para responder; se perguntar pelos nomes dos secretários, então…

Os discursos desalinhados e fora de sintonia com a gestão estão descortinando uma situação que deverá fazer com que o prefeito seja forçado a tomar decisões drásticas, antes que os prejuízos políticos se tornem concretos.

A tática usada de, depois de duras críticas aos secretários, tecer longos elogios ao prefeito, não está tendo o efeito esperado pelos desatentos edis, uma vez que não há como dizer que a gestão está bem, mas os secretários não trabalham. É no mínimo, incoerente.

Outro ponto que deve ser observado pelos destrutivos aliados, é a falta de clareza nas reclamações. Não dá para criticar a produtividade de secretários de forma abstrata, sem apontar as falhas detectadas.

É preciso dar nomes.

Ou dá os nomes, ou todo o secretariado será visto como alvo das críticas, como incompetentes, improdutivos, preguiçosos.

“Jogar para a galera” com o discurso de que secretário de fora não pode ser nomeado e receber o dinheiro do município sem trabalhar, cria um constrangimento gigantesco para o prefeito, pois é preciso lembrar que esse discurso já não cabe, e se assim continuarem, o preço político poderá ser alto.

O que os eleitores têm presenciado nas últimas sessões, são verdadeiras peças de teatro do absurdo, onde alguns vereadores, passam a criticar, duramente, secretários, mas ressalvam com parabéns ao prefeito e aos seus secretários. Não dá para entender! A conta não bate.

Talvez, o que esteja acontecendo é o desnudar da mais dura realidade quanto ao despreparo de alguns sentados e assentados, para assumir uma cadeira no parlamento municipal para representar o povo.

Ouve-se nas rodas de conversas, comentários sobre a qualidade do legislativo atual, no que diz respeito à representatividade popular e de grupo político. Quase sempre esses comentários refletem desânimo e decepção.

Muitos desses comentários projetam prováveis problemas que o prefeito Diógenes Tolentino – DINHA, irá enfrentar, nos próximos meses, por conta da falta de noção e traquejo político, principalmente, para tecer comentários sobre a produtividade dos secretários da gestão do prefeito DINHA, os quais foram escolhidos a dedo, para compor seu corpo administrativo, com base em seus currículos e suas histórias profissionais.

Cabe aqui uma reflexão: se os secretários, com seus currículos e suas experiências, tivessem uma única sessão para falar dos desempenhos dos vereadores, o que ouviriam os eleitores?…

Não se pode generalizar críticas e não citar nomes por medo, jogando para população o trabalho de identificar quem são os alvos das críticas parlamentares.

Os resultados de uma boa gestão, são alcançados por uma equipe, onde o gestor [prefeito] é o líder e seus secretários, são seus representantes imediatos, executando ações e ordens sob a decisão e o aval do seu líder, do seu chefe, o prefeito. Ou seja, se o desatento edil critica o secretário, vociferando palavras que encantam a plateia, ele deve entender que está criticando indiretamente, o prefeito, vociferando e jogando para a galera.

Acreditem, parabenizar o prefeito, depois da descarga puxada, não cola.

O prefeito DINHA certamente já ouviu o ditado que diz que quem acompanha morcego, pode acordar de cabeça para baixo.

Um olhar mais apurado poderá revelar que a oposição ao prefeito está sendo feita por alguns, estupidamente declarados, aliados, e quem tem aliados assim, não precisa de oposição.

Por isso, VEREADOR, ou você morde, ou você assopra.

Em tempo;

Acredita-se que expressão MORDE E ASSOPRA, tenha surgido a partir da observação feita sobre o comportamento dos morcegos.

Os morcegos são conhecidos por sugarem o sangue de suas vítimas, sem que estas percebam.

Na tentativa de explica este fato, antigamente as pessoas alegavam que o morcego assoprava a ferida feita nas suas presas para poder aliviar a dor.

MORDE E ASSOPRA é uma expressão popular utilizada para se referir ao comportamento de uma pessoa hipócrita e falsa, que age de modo incorreto e depois muda a sua atitude, repentinamente.

Quando se diz que determinado indivíduo “morde e assopra” significa que magoa os outros, com atos ofensivos, mas depois começa a querer agradar a pessoa anteriormente ofendida, pedindo desculpas e agindo como se nenhuma situação desagradável tivesse acontecido.

Ao que está sendo notado, diga-se de passagem, em ano eleitoral, alguns aliados do prefeito Dinha, não câmara de vereadores, estão se comportando como verdadeiros morcegos.

A melhor forma de se combater morcego, é com uma boa dedetização.

O atento navegante pode estar perguntando porque razão não citei os nomes dos críticos vereadores, a resposta é simples, para que eles entendam que uma crítica genérica atinge a todos.

Continuar Lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Semana da Juventude 2018: Confira a Programação

Publicado

em

A prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), realiza de 06 a 11.08 e 13.08, a Semana de Juventude, com uma série de ações que promovem a inclusão do jovem na sociedade, através da Secretaria Municipal de Esporte,Lazer e Juventude (Sejuv).

Os jovens terão acesso à informação sobre mercado de trabalho e contato com atividades lúdicas, oficinas, debates, cine-debates. O evento reserva ainda, o Festival da Juventude, como apresentações de bandas locais, como Sarau Mix, Amanda Rodrigues, Dj Edinho e uma atração surpresa.
A abertura oficial acontecerá no dia 06.07, às 08h, no auditório do Centro Social, que fica na Avenida Walter Aragão de Souza, ao lado do Mercado Municipal – Centro e às 13h30, roda de debates, em grupos de trabalho, sobre a temática: O Jovem e vida.
Programação:

Terça (07/08): 09h – Cine debate;

13h30 – Plantio de mudas em parceria com escolas municipais da Ilha de São João e Aratu.
Quarta (08/08): de 08h às 12:00 – Testes e debates sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s);
14h – Oficina de empoderamento feminino, na Escola Municipal União da Bahia.
Quinta (09/08): 09h – Mostra / Feira de Empreendedorismo Jovem (Pátio da Prefeitura);
13h30 – Mostra de Teatro: Violência Sexual contra crianças e adolescentes – Cidade da Criança.
Sexta (10/08): 08h – Panfletaço e caminhada de conscientização no trânsito;
17h30 – Torneio de Artes Marciais – (Ginásio de Esportes).
Sábado (11/08): 09h – Torneio de Handebol e Vôlei (Ginásio de Esportes);
19h – Shows do Festival da Juventude
Segunda (13.08) – 08h30 – Enceramento, na Câmara de Vereadores.
A Semana da Juventude é executada pela Lei Municipal 989/2015, que dispõe sobre a realização de atividades intersetoriais, pelo poder público municipal, voltadas a temáticas relacionadas à juventude. A referida lei estabelece que a Segunda semana de agosto é o período reservado no calendário municipal de eventos para celebração da Semana Municipal de Juventude, através de encontros, fóruns, torneios, debates, movimentos culturais, dentre outras atividades.

Por Ascom/PMSF – Núcleo de Imprensa

Continuar Lendo

BAHIA

OTTO NÃO IRÁ COORDENAR A CAMPANHA DE RUI COSTA

Publicado

em

O Social-democrata, afirmou, em entrevista coletiva durante a sessão especial convocada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em homenagem ao ex-presidente Lula, que não vai se afastar do Senado para coordenar a campanha política do governador Rui Costa à reeleição.

Otto informou que que deverá ser indicado líder do bloco PSD-PP e terá que aceitar o convite. “Eles estão me pressionando, porque não aceitei de outra vez que me convidaram”, declarou.

Otto disse ainda que o PSD só definirá quem indicará para a chapa majoritária de Rui após o vice-governador João Leão (PP) anunciar qual vaga quer ocupar no grupo.

Continuar Lendo

BAHIA

EXCLUSIVO: EX-VEREADOR JOEL CERQUEiRA SAI DO PT E VAI PARA O PSD E SERÁ NOMEADO NA ALBA

Publicado

em

A movimentação das peças para as eleições de 2020 já começaram.

O efeito desencadeado pelo choro e a decisão do prefeito da capital Baiana, ACM Neto, de não ser mais o líder do bloco de oposição ao governo do Estado, está sendo devastador em vários municípios da Bahia. Com a atitude de  Neto, os adversários de seus aliados já começaram a montar estratégias para visando as próximas eleições municipais.

As eleições deste ano nem sequer iniciaram suas campanhas, e as articulações visando as eleições de 2020 já começaram a produzir acomodações importantes para a futura disputa nas eleições para prefeito e vereadores do município.

Como foi adiantada com exclusividade pelo site Tudo é Política, Joel Cerqueira já está de malas prontas, não para sair do PT, somente, mas para ingressar na sua “nova casa” o Partido Social Democrata (PSD), partido dos irmãos Otto Alencar e Eduardo Alencar, respectivamente senador e ex-prefeito de Simões Filho.

No pacote da troca de siglas, ainda virá, nos próximos dias, uma nomeação para o gabinete da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, por indicação do ex-prefeito Eduardo Alencar que será um dos vários candidatos a deputado estadual e que, provavelmente, será eleito com o discurso de ser o primeiro deputado representante de Simões Filho naquela casa.

A mudança poderá ser encarada como, apenas mais uma troca de partido, mas requer atenção por parte dos adversários, uma vez que o PSD é sigla representada na câmara municipal pelos vereadores: Everton Paim, Manoel Almeida – NECO e Dene da Metalúrgica, o quais, declararam apoio total ao atual prefeito Diógenes Tolentino – DINHA.

Neco e Everton Paim, já declararam em tribuna, não ter mais nenhum compromisso com o ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Eduardo Alencar, mesmo continuando no PSD.

Dene da Metalúrgica está no seu quarto mandato e como sempre existiram, rumores dão conta de que o mesmo não irá disputar mais um mandato. O que o espera de fato, é uma árdua batalha para se reeleger para seu quinto mandato.

É provável que pelo menos dois deles, Everton e Neco também troquem de casa. O vereador Everton Tem flertado com o partido Verde, mas não decidiu nada até o momento.

Já o vereador Neco, vê seu irmão Edson Almeida, em articulações fortíssimas no município, coordenando a pré-campanha do ex-prefeito Eduardo Alencar, para deputado estadual, o que poderá representar forte baixa no seu eleitorado. Dos três, talvez o vereador Neco seja  o que mais corre riscos na busca por uma reeleição.

Paralelo a tudo isso, a diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT) continua cochilando, deixando o partido servir como mais uma sigla de aluguel, sem vereador de mandato e com pouca expressividade em seus quadros de possibilidades para apresentar aos eleitores em 2020, sem contar que, mesmo negando, toda a negociação de saída do ex-vereador Joel Cerqueira, antes conhecido como JOEL DO PT,  par ser, agora, o JOEL DO PSD,  aconteceu sem que houvesse a menor resistência do partido, para manter o ex-presidente da câmara de vereadores no quadro de opções, para aquelas que serão, talvez, as mais disputadas eleições municipais da história de Simões Filho.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Tudo é Política