Conecte conosco

BAHIA

Governo do Estado apresenta investimentos e atrações do Carnaval da Bahia

Publicado

em

Com a participação de artistas que vão desfilar no Carnaval Pipoca e se apresentar nos palcos do Pelourinho, o Governo do Estado apresenta à imprensa, às 15h desta terça-feira (26), a programação completa e seus investimentos no Carnaval 2019.

A coletiva de imprensa será no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) da Bahiatursa, no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, e terá a presença da secretária estadual da Cultura, Arany Santana; do superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado; e do presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza; entre outros gestores do Estado ligados à festa.

BAHIA

Governo convoca universitários para reforço escolar na rede estadual

Publicado

em

Governo convoca universitários para reforço escolar na rede estadual

O Partiu Estágio, iniciativa da administração estadual que garante acesso a oportunidades de aprendizado a universitários baianos, publicou, nesta sexta-feira (22), a segunda convocação em 2019. Para as 905 vagas anunciadas – voltadas a estudantes dos cursos de Letras, Matemática e Educação Física – o Estado convocou 626 inscritos. 

Os novos estagiários irão atuar no projeto de reforço escolar para a rede estadual de ensino, anunciado pelo governador Rui Costa durante o programa #PapoCorreria. O grupo será direcionado para escolas estaduais de 21 municípios baianos, incluindo Salvador.

A convocação dos universitários segue a mesma regra das demais convocações realizadas pelo Partiu Estágio. Os estudantes selecionados estão sendo informados por meio do e-mail cadastrado no momento da inscrição no programa. A relação dos selecionados está disponível para consulta no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

A comunicação por e-mail traz a lista de documentos a ser entregue pelo universitário, relacionada em Edital, e o local onde devem se apresentar. A escola onde o estágio irá ocorrer será definida posteriormente.

Os convocados têm prazo de dez dias úteis para se apresentarem, a partir desta sexta (22) e previsto para ser encerrado no dia 4 de abril. Quem não entregar toda a documentação exigida, ou não se apresentar dentro do prazo estipulado, perderá a vaga de estágio. Desde o lançamento do programa, em abril de 2017, já foram contratados pouco mais de 6,5 mil universitários para atuar no serviço público baiano. O projeto de reforço escolar irá contratar, ao todo, cinco mil estudantes universitários.  

O Partiu Estágio é prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. 

Documentação necessária:

– Comprovante de residência

– Original e cópia da Carteira de Identidade

– Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)

– Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso

– Declaração da Instituição de Ensino informando semestre letivo, duração do curso, percentual cursado, turno de estudo, curso de formação e sua modalidade presencial (Anexo II do Edital)

– Comprovante de matrícula e frequência da Instituição de Ensino

– Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público

– Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso

– Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

– Comprovação de inscrição no Cadúnico, se for o caso

– Histórico escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de nível médio, no caso dos candidatos que tenham sido selecionados pelo critério de ter estudado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou como Bolsista integral

– No caso de pessoas portadoras de deficiência, deverá ser apresentado um Relatório Médico comprovando a deficiência

Veja arquivo anexo:

http://tudoepolitica.com.br/wp-content/uploads/2019/03/PartiuEstagio22marco2019.pdf

Continuar Lendo

BAHIA

Rui autoriza pavimentação de 23 quilômetros da BA-351, em Mansidão

Publicado

em

Rui autoriza pavimentação de 23 quilômetros da BA-351, em Mansidão

Em visita ao município de Mansidão, no oeste baiano, nesta quarta-feira (20), o governador Rui Costa assinou ordem de serviço para o início imediato de obras de recuperação e pavimentação dos 23 quilômetros da rodovia BA-351 que ligam a sede municipal ao povoado de Cercado. Com investimento de mais de R$ 7,3 milhões, as obras têm um prazo estimado de conclusão de 210 dias e irão beneficiar 65 mil habitantes dos municípios de Mansidão, Buritirama e Santa Rita de Cássia.

“Além das autorizações e entregas realizadas hoje na cidade, que envolvem as áreas de infraestrutura e abastecimento, vamos equipar os três postos de saúde da família que serão inaugurados no município, para colocá-los em pleno funcionamento, prontos para atender a população”, afirmou o governador.

A recuperação da rodovia irá melhorar a circulação de mercadorias pela região, como explica o comerciante Nebson Oliveira. “Essa é uma melhoria que a gente estava realmente precisando, porque é por essa pista que chegam os produtos que abastecem a cidade. Vai ser melhor para quem transporta, porque vai gastar menos com gasolina e manutenção dos caminhões, e vai ser melhor também para os comerciantes que vão receber os produtos mais rapidamente e pra toda a população em geral, que também precisa passar por aqui para chegar e sair de Mansidão”. 

Abastecimento de água 

Para Mansidão, o governador também entregou o sistema de abastecimento de água dos povoados de São José, Poço do Meio e Barreiro, e o sistema simplificado de abastecimento para a localidade de Nova Esplanada, que fica a 45 quilômetros de distância da sede. Foram implantados 1.644 metros de rede de distribuição, 192 metros de adução e 69 ligações domiciliares, além de um reservatório com capacidade para 20 metros cúbicos de água. Os investimentos somam R$ 1, 8 milhão. 

Cadastros rurais

 Rui entregou ainda 1.607 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos produtores rurais de Mansidão, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O documento foi instituído nacionalmente como sendo obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Visita

Após o evento de entregas e anúncios, o governador Rui Costa visitou o Colégio Estadual Professora Maria Helena Oliveira, localizado na cidade de Mansidão.

Continuar Lendo

BAHIA

Programa sobre afro-empreendedorismo estreia na TV aberta da Bahia

Publicado

em

Me Despache, programa sobre empreendedorismo e desenvolvimento 
econômico, tem estreia nesta terça-feira, dia 19 de março, às 21h, na 
TV Kirimurê canal 10.2.

O programa, idealizado e apresentado pela publicitária Luciane Reis, tem como foco iniciativas de organização econômica da população negra, além de buscar promover negócios focados na superação do racismo e provocar a reflexão sobre a relação histórica dos negros com o dinheiro. Através de entrevistas e reportagens, Me Despache trará o debate sobre questões financeiras para a casa das famílias baianas.


Com apresentação todas as terças-feiras, 21h e reprise às quintas-feiras, 10h da manhã, o programa Me Despache é uma iniciativa da agência de Fomento a Negócios Locais e Étnicos Merc´Afro, em parceria com a TV Kirimurê (Canal da Cidadania). A direção do programa é de André Santana e Gustavo Pereira.

“Um dos mecanismos mais eficazes do colonialismo, ainda em curso, foi 
a criação de uma barreira, quase intransponível, entre a população 
negra e o dinheiro, concentrando a aquisição e o benefícios da 
produção de riquezas nas mãos de poucos. Para a grande massa da 
população brasileira, o tema da Economia e do dinheiro ainda é pouco 
íntimo, apesar das diversas iniciativas ao longo da história que 
tentaram romper com a falsa ideia de que negros e dinheiro são 
inimigos”
, explica Luciane Reis, que é pesquisadora da temática do 
afro-empreendedorismo.


Comunicóloga com formação em Publicidade e Propaganda, especialista em produção de conteúdo para Educação online pela Faculdade de Educação da UFBA, Luciane Reis é mestranda em Desenvolvimento e Gestão Social a Faculdade de Administração da UFBA, desenvolvendo a pesquisa ‘O 
caminho do dinheiro negro: da escravidão ao empreendedorismo’.


Luciane Reis destaca a longa trajetória do que hoje se chama de ‘black 
money’: “desde as primeiras formas de organização e colaboração entre 
os negros, para garantir a sobrevivência frente à escravidão, como os 
quilombos, irmandades religiosas e as sociedades negras, passando 
pelas iniciativas de inserção no comercial informal, por meio do 
trabalho de ganhos nas ruas das cidades, são muitas as tentativas de 
mudar essa realidade que nos aparta de uma vida de equilíbrio 
financeiro”
, pontua.


Os convidados, com suas histórias pessoais ou com suas pesquisas 
dedicadas à temática dos negócios, contribuirão para estimular o 
pensamento sobre a Economia.


“Nosso objetivo é trazer para o cotidiano das famílias a conversa 
sobre planejamento financeiro, organização de carreiras e consumo 
consciente, tornando a aquisição e uso do dinheiro um ato político de 
afirmação negra”
.

E Luciane Reis faz um chamado: “Quer entrar nessa conversa e entender melhor como é possível um equilíbrio das contas e uma vida economicamente feliz? Então, sintonize a TV Kirimurê, bata 
palma conosco e grite: Me Despache”
, brinca, fazendo alusão à forma 
que os clientes baianos utilizam para serem atendidos nos 
estabelecimentos comerciais.


Me Despache todas as terças-feiras, 21h, e reprise às quintas-feiras, 
10h da manhã, na TV Kirimurê (10.2). Uma iniciativa do Merc´Afro: 

www.mercafro.com.br
Ficha técnica
Idealização, produção e apresentação: Luciane Reis
Direção: André Santana e Gustavo Pereira
Edição: Gustavo Pereira
Direção de arte: Lunnah Santos
Fotografia: Gustavo Pereira e Lucas Cerqueira
Maquiagem: Ana Andrade
Figurinista: Cáren Cruz
Site Merc´Afro: Adriele do Carmo e André Santana

Continuar Lendo

Siga-nos!

Clique aqui para notificações
P U B L I C I D A D E

NOTÍCIAS RECENTES

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Tudo é Política