Conecte conosco

BAHIA

Governo articula convênios para colaborar na elaboração de planos de saneamento de mais 179 municípios

Publicado

em

 Focado na meta de universalizar água e saneamento na Bahia, o Governo do Estado, articula convênios com consórcios de 21 territórios de identidade para ajudar na elaboração dos Planos dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), conforme manda a lei federal de nº 11.445/2007. Dessa vez, a matriz do projeto é envolver as quatro vertentes: abastecimento de água potável, sistema de esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos serão apoiadas. Para isso, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e suas vinculadas (Agersa e Embasa), firmaram parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o que coloca à disposição de 179 municípios o corpo técnico das duas pastas para direcioná-los nos quesitos: diagnóstico e capacitação de todas as diretrizes. A previsão é que até o final do final o processo seja iniciado.

 

 Conforme faz questão de frisar, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, com isso, o apoio aos planos passará a ser completo e a Bahia ficará cada vez mais próxima de cumprir o que manda a legislação. “Porém, o mais importante nisso tudo é saber que estamos trabalhando por mais qualidade de vida de milhares de baianos. Afinal, a conclusão dos planos proporcionarão não apenas a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário,  mas viabilidade técnica e econômica-financeira, com metas estabelecidas e acima de tudo investimentos, que serão revestidos  em serviços de excelência com sustentabilidade”, comemorou.

 

Na lista constam seis do Território Piemonte Norte do Itapucuru (Andorinha, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Jaguarari, Pindobaçu e Senhor do Bonfim, que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável; 13 do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Circuito do Diamante da Chapada Forte ((Andaraí, Barra da Estiva, Boa Vista do Tupim, Boninal, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Itaetê  Lençóis, Lajedinho, Marcionílio Souza, Nova Redenção e Ruy Barbosa). No Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi integram os municípios de: Ibirapitanga, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves, Valença, Aratuípe, Cairu, Camamu, Igrapiuna, Ituberá, Nilo Peçanha e Piraí do Norte.

 No rol ainda estão mais 148 localidades dos consórcios do Extremo Sul, de Desenvolvimento no Vale do Jiquiricá, Sustentável do Vale do Jiquiricá, da Bacia do Jiquiriçá, Intermunicipal Mata Atlântica, do Litoral Sul, do Alto Sertão, do Recôncavo,  da Costa do Descobrimento, do Portal do Sertão, da Bacia do Paramirim, do Oeste, de Irecê, do Sisal, do São Francisco, do Médio Rio de Contas, do Vale do Rio Pardo, da Bacia do Corrente e o Intermunicipal Somar, que dica no território metropolitano.

 

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BAHIA

INCÊNDIO DESTROI, PARCIALMENTE, CATREDRAL DE MONTE SANTO NA MADRUGADA DESTE SÁBADO

Publicado

em

Na madrugada deste Sábado de Aleluia 20, a igreja católica de Monte Santo na Bahia pegou fogo. Ainda não se sabe as causas do incêndio, mas acredita-se que devido a quantidade de velas acesas por conta das cerimônias de sexta-feira santa pode ter ocasionado o inicio das chamas.

VEJA VÍDEOS DOS INTERNAUTAS:

https://www.facebook.com/sarah.correia.90/videos/2142828225799756/?t=12

Continuar Lendo

BAHIA

CAETANO FORA DO PT, CONFIRMA EVERALDO?

O presidente não teria aceitado a desfiliação do ilustro membro, de forma imediata, e só tomaria uma decisão sobre o assunto, após reunião com outros dirigentes do partido.

Publicado

em

CAETANO FORA DO PT?

Ao que pôde ser apurado até aqui, pela redação do Tudo é Política, é que o ex-integrante do PT, ex-prefeito de Camaçari, Deputado Federal impedido de continuar no cargo pela Justiça Eleitoral – Luiz Caetano – entregou carta de desfiliação ao presidente do PT estadual, Everaldo Anunciação.

O presidente não teria aceitado a desfiliação do ilustro membro, de forma imediata, e só tomaria uma decisão sobre o assunto, após reunião com outros dirigentes do partido.

O que teria levado Caetano a pedir para sair do PT?

Ainda não se sabe ao certo, mas, o mesmo teria dito ao presidente Everaldo Anunciação que estaria disposto a “buscar novos ares”.

Depois de ser declarado inelegível, pela Justiça Eleitoral, Caetano se articula junto ao PSB, que seria a sigla que o acolheria, na militância, caso sua inelegibilidade não tenha mais condições de recursos, ou como candidato a prefeito de Camaçari em 2020, caso se, até lá, consiga reverter a decisão da justiça.

A informação sobre o pedido de desfiliação Caetano do Partido dos Trabalhadores estaria sendo mantida em segredo uma vez que, Caetano pode ser convencido a manter-se nos quadros do partido com horizontes promissores.

Quem pode confirmar?

Everaldo Anunciação, presidente do PT na Bahia, com a palavra.

Continuar Lendo

BAHIA

Governo convoca universitários para reforço escolar na rede estadual

Publicado

em

Governo convoca universitários para reforço escolar na rede estadual

O Partiu Estágio, iniciativa da administração estadual que garante acesso a oportunidades de aprendizado a universitários baianos, publicou, nesta sexta-feira (22), a segunda convocação em 2019. Para as 905 vagas anunciadas – voltadas a estudantes dos cursos de Letras, Matemática e Educação Física – o Estado convocou 626 inscritos. 

Os novos estagiários irão atuar no projeto de reforço escolar para a rede estadual de ensino, anunciado pelo governador Rui Costa durante o programa #PapoCorreria. O grupo será direcionado para escolas estaduais de 21 municípios baianos, incluindo Salvador.

A convocação dos universitários segue a mesma regra das demais convocações realizadas pelo Partiu Estágio. Os estudantes selecionados estão sendo informados por meio do e-mail cadastrado no momento da inscrição no programa. A relação dos selecionados está disponível para consulta no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

A comunicação por e-mail traz a lista de documentos a ser entregue pelo universitário, relacionada em Edital, e o local onde devem se apresentar. A escola onde o estágio irá ocorrer será definida posteriormente.

Os convocados têm prazo de dez dias úteis para se apresentarem, a partir desta sexta (22) e previsto para ser encerrado no dia 4 de abril. Quem não entregar toda a documentação exigida, ou não se apresentar dentro do prazo estipulado, perderá a vaga de estágio. Desde o lançamento do programa, em abril de 2017, já foram contratados pouco mais de 6,5 mil universitários para atuar no serviço público baiano. O projeto de reforço escolar irá contratar, ao todo, cinco mil estudantes universitários.  

O Partiu Estágio é prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. 

Documentação necessária:

– Comprovante de residência

– Original e cópia da Carteira de Identidade

– Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)

– Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso

– Declaração da Instituição de Ensino informando semestre letivo, duração do curso, percentual cursado, turno de estudo, curso de formação e sua modalidade presencial (Anexo II do Edital)

– Comprovante de matrícula e frequência da Instituição de Ensino

– Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público

– Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso

– Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

– Comprovação de inscrição no Cadúnico, se for o caso

– Histórico escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de nível médio, no caso dos candidatos que tenham sido selecionados pelo critério de ter estudado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou como Bolsista integral

– No caso de pessoas portadoras de deficiência, deverá ser apresentado um Relatório Médico comprovando a deficiência

Veja arquivo anexo:

http://tudoepolitica.com.br/wp-content/uploads/2019/03/PartiuEstagio22marco2019.pdf

Continuar Lendo
BANNER

AS MAIS LIDAS DA SEMANA