Conecte conosco

BAHIA

GOVERNADOR RUI COSTA FAZ RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM INAUGURAÇÃO DE POSTO DO TRE

Publicado

em

O eleitor que ainda não realizou o recadastramento biométrico para poder votar nas eleições de 2018 agora não tem mais desculpas para adiar o procedimento. Mais um posto avançado da Justiça Eleitoral passou a operar em Salvador para facilitar a vida de quem tem uma rotina agitada. A nova unidade foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (21), na Estação Pirajá do metrô, em Salvador, ponto estratégico por onde passam diariamente 24 mil  passageiros. A cerimônia de abertura do espaço contou com a presença do governador Rui Costa, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e do presidente da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR Metrô Bahia), Luís Valença.

Rui Costa aproveitou a oportunidade para exercer seu dever de cidadão. Foi uma das autoridades a realizar o recadastramento, que levou poucos minutos. Na ocasião, ele elogiou a iniciativa do TRE-BA, afirmou que o Estado vai continuar apoiando e anunciou a disponibilização de  mais três pontos adicionais no metrô – nas estações Rodoviária, Brotas e Mussurunga, que devem estar funcionando até os primeiros dias de outubro -, além da Rede SAC e de unidades regionais da Administração do Estado.

“Acho importante a iniciativa do TRE-BA porque é o fortalecimento da democracia. Não tem nada pior do que o cidadão chegar na sua zona eleitoral, no dia da eleição, para votar e perceber que alguém já votou por ele. Então, a  Justiça Eleitoral está de parabéns por dar mais um passo na modernização da eleição. O Brasil já é destaque internacional  por fazer um processo rápido de apuração, um processo transparente. Mas eu diria que um único ponto que faltava era garantir de fato que, quem está votando é a própria pessoa, e o recadastramento biométrico permite isso. Mas é importante que o cidadão se mobilize, compareça. Ao passar pelo metrô, por exemplo, aproveita para realizar o recadastramento, não deixando para última hora, evitando as grande filas”, disse Rui..

 

Com dez guichês, a nova unidade possui capacidade para 250 atendimentos diários, o equivalente a  1.250 vagas por semana.  Diferente dos outros 20 postos que já operam na capital baiana com atendimento ocorrerá mediante agendamento no site do TRE-BA, o novo espaço vai atender mediante a distribuição de senhas. O posto instalado na Estação Pirajá do Metrô funcionará de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 16h.

Antes de comparecer à nova unidade é importante ter certeza de que não há débitos com a Justiça Eleitoral. Para fazer a consulta, basta acessar o site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br). A situação do eleitor pode ser checada por meio do seguinte passo a passo: menu principal, eleitor e débito do eleitor. Em caso de pendência, a multa deve ser paga previamente e o comprovante de pagamento apresentado na hora do atendimento no posto de recadastramento biométrico.

Prazo é até 31 de janeiro de 2018

Quem ainda está pendente deve ficar atento, pois o prazo para o recadastramento biométrico vai até o dia 31 de janeiro de 2018. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado e, consequentemente a perda de alguns benefícios – a exemplo do Bolsa Família e da participação em concursos públicos.  A gestão operacional da unidade será de responsabilidade da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O novo posto ocupa um espaço de aproximadamente 53 metros quadrados, e conta com itens de acessibilidade para a população. O SAC disponibiliza 14 funcionários da rede para o novo posto. Ao todo, R$ 100 mil foram investidos em mobiliário e adequação do espaço.

O projeto é resultado de parceria do TRE-BA, Saeb, Secretaria da Fazenda do Estado Bahia (Sefaz), Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e da CCR Metrô Bahia. Além da nova unidade, o eleitor de Salvador conta também com os postos localizados na Central de Atendimento ao Público e cartórios eleitorais (no Centro Administrativo); nas unidades do SAC (Barra, Cajazeiras, Comércio e Periperi); e nos postos avançados instalados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na Sefaz, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), fórum do Comércio, e também no Outlet Center, localizado no bairro do Uruguai.

 

BAHIA

INCÊNDIO DESTROI, PARCIALMENTE, CATREDRAL DE MONTE SANTO NA MADRUGADA DESTE SÁBADO

Publicado

em

Na madrugada deste Sábado de Aleluia 20, a igreja católica de Monte Santo na Bahia pegou fogo. Ainda não se sabe as causas do incêndio, mas acredita-se que devido a quantidade de velas acesas por conta das cerimônias de sexta-feira santa pode ter ocasionado o inicio das chamas.

VEJA VÍDEOS DOS INTERNAUTAS:

https://www.facebook.com/sarah.correia.90/videos/2142828225799756/?t=12

Continuar Lendo

BAHIA

CAETANO FORA DO PT, CONFIRMA EVERALDO?

O presidente não teria aceitado a desfiliação do ilustro membro, de forma imediata, e só tomaria uma decisão sobre o assunto, após reunião com outros dirigentes do partido.

Publicado

em

CAETANO FORA DO PT?

Ao que pôde ser apurado até aqui, pela redação do Tudo é Política, é que o ex-integrante do PT, ex-prefeito de Camaçari, Deputado Federal impedido de continuar no cargo pela Justiça Eleitoral – Luiz Caetano – entregou carta de desfiliação ao presidente do PT estadual, Everaldo Anunciação.

O presidente não teria aceitado a desfiliação do ilustro membro, de forma imediata, e só tomaria uma decisão sobre o assunto, após reunião com outros dirigentes do partido.

O que teria levado Caetano a pedir para sair do PT?

Ainda não se sabe ao certo, mas, o mesmo teria dito ao presidente Everaldo Anunciação que estaria disposto a “buscar novos ares”.

Depois de ser declarado inelegível, pela Justiça Eleitoral, Caetano se articula junto ao PSB, que seria a sigla que o acolheria, na militância, caso sua inelegibilidade não tenha mais condições de recursos, ou como candidato a prefeito de Camaçari em 2020, caso se, até lá, consiga reverter a decisão da justiça.

A informação sobre o pedido de desfiliação Caetano do Partido dos Trabalhadores estaria sendo mantida em segredo uma vez que, Caetano pode ser convencido a manter-se nos quadros do partido com horizontes promissores.

Quem pode confirmar?

Everaldo Anunciação, presidente do PT na Bahia, com a palavra.

Continuar Lendo

BAHIA

Governo convoca universitários para reforço escolar na rede estadual

Publicado

em

Governo convoca universitários para reforço escolar na rede estadual

O Partiu Estágio, iniciativa da administração estadual que garante acesso a oportunidades de aprendizado a universitários baianos, publicou, nesta sexta-feira (22), a segunda convocação em 2019. Para as 905 vagas anunciadas – voltadas a estudantes dos cursos de Letras, Matemática e Educação Física – o Estado convocou 626 inscritos. 

Os novos estagiários irão atuar no projeto de reforço escolar para a rede estadual de ensino, anunciado pelo governador Rui Costa durante o programa #PapoCorreria. O grupo será direcionado para escolas estaduais de 21 municípios baianos, incluindo Salvador.

A convocação dos universitários segue a mesma regra das demais convocações realizadas pelo Partiu Estágio. Os estudantes selecionados estão sendo informados por meio do e-mail cadastrado no momento da inscrição no programa. A relação dos selecionados está disponível para consulta no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

A comunicação por e-mail traz a lista de documentos a ser entregue pelo universitário, relacionada em Edital, e o local onde devem se apresentar. A escola onde o estágio irá ocorrer será definida posteriormente.

Os convocados têm prazo de dez dias úteis para se apresentarem, a partir desta sexta (22) e previsto para ser encerrado no dia 4 de abril. Quem não entregar toda a documentação exigida, ou não se apresentar dentro do prazo estipulado, perderá a vaga de estágio. Desde o lançamento do programa, em abril de 2017, já foram contratados pouco mais de 6,5 mil universitários para atuar no serviço público baiano. O projeto de reforço escolar irá contratar, ao todo, cinco mil estudantes universitários.  

O Partiu Estágio é prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. 

Documentação necessária:

– Comprovante de residência

– Original e cópia da Carteira de Identidade

– Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)

– Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso

– Declaração da Instituição de Ensino informando semestre letivo, duração do curso, percentual cursado, turno de estudo, curso de formação e sua modalidade presencial (Anexo II do Edital)

– Comprovante de matrícula e frequência da Instituição de Ensino

– Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público

– Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso

– Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

– Comprovação de inscrição no Cadúnico, se for o caso

– Histórico escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de nível médio, no caso dos candidatos que tenham sido selecionados pelo critério de ter estudado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou como Bolsista integral

– No caso de pessoas portadoras de deficiência, deverá ser apresentado um Relatório Médico comprovando a deficiência

Veja arquivo anexo:

http://tudoepolitica.com.br/wp-content/uploads/2019/03/PartiuEstagio22marco2019.pdf

Continuar Lendo
BANNER

AS MAIS LIDAS DA SEMANA