Conecte conosco

BAHIA

CORONEL INDICA CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE JUAZEIRO AO GOVERNO

Publicado

em

247 O município de Juazeiro, no norte do estado, deve ganhar uma região metropolitana, com área de 68,6 mil quilômetros de extensão e uma população de 640 mil habitantes, de acordo com indicação apresentada ao governador Rui Costa, na tarde desta quinta-feira (3), pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Ângelo Coronel (PSD).

Se aprovada, a RMJ deverá ser formada pelos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Sobradinho, Campo Formoso, Jaguarari e Uauá.

Integrariam ainda a Região Metropolitana de Juazeiro as cidades de Macururé, Andorinha, Canudos e Umburanas, que compõem a chamada Área de Expansão Metropolitana, como sugere a minuta, anexo ao projeto para análise do governador do Estado, enviado pelo chefe do Legislativo baiano. Com o sinal verde do governador, o Projeto de Lei Complementar poderá ser encaminhado à Assembleia Legislativa pelo chefe do Poder Executivo.

Para Coronel, a iniciativa será em benefício de uma região carente de infraestrutura e serviços públicos, mas que poderá alcançar um elevado grau de desenvolvimento socioeconômico. Na indicação, Ângelo Coronel ressalta que a criação da Região Metropolitana de Juazeiro vai possibilitar “integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum”, conforme estabelece o parágrafo 3º do artigo 25 da Constituição Federal.

Na justificativa, o presidente da ALBA recorre ainda a dispositivos da Lei Complementar Federal nº 14, de 8 de junho de 1973, especialmente em seus artigos 5º e 6º, que dispõem sobre “planejamento integrado do desenvolvimento econômico e social, uso do solo metropolitano, transporte e sistema viário, aproveitamento dos recursos hídricos e controle da poluição ambiental”, entre outros.

O deputado destaca ainda o potencial econômico da região Norte do Estado, notadamente dos municípios que integram o Território de Identidade Sertão do São Francisco. Ele lembra que Juazeiro, com seus cerca de 220 mil habitantes, em julho do ano passado foi apontada como a terceira cidade do Brasil que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2016, conforme dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

BAHIA

INCÊNDIO DESTROI, PARCIALMENTE, CATREDRAL DE MONTE SANTO NA MADRUGADA DESTE SÁBADO

Publicado

em

Na madrugada deste Sábado de Aleluia 20, a igreja católica de Monte Santo na Bahia pegou fogo. Ainda não se sabe as causas do incêndio, mas acredita-se que devido a quantidade de velas acesas por conta das cerimônias de sexta-feira santa pode ter ocasionado o inicio das chamas.

VEJA VÍDEOS DOS INTERNAUTAS:

https://www.facebook.com/sarah.correia.90/videos/2142828225799756/?t=12

Continuar Lendo

BAHIA

CAETANO FORA DO PT, CONFIRMA EVERALDO?

O presidente não teria aceitado a desfiliação do ilustro membro, de forma imediata, e só tomaria uma decisão sobre o assunto, após reunião com outros dirigentes do partido.

Publicado

em

CAETANO FORA DO PT?

Ao que pôde ser apurado até aqui, pela redação do Tudo é Política, é que o ex-integrante do PT, ex-prefeito de Camaçari, Deputado Federal impedido de continuar no cargo pela Justiça Eleitoral – Luiz Caetano – entregou carta de desfiliação ao presidente do PT estadual, Everaldo Anunciação.

O presidente não teria aceitado a desfiliação do ilustro membro, de forma imediata, e só tomaria uma decisão sobre o assunto, após reunião com outros dirigentes do partido.

O que teria levado Caetano a pedir para sair do PT?

Ainda não se sabe ao certo, mas, o mesmo teria dito ao presidente Everaldo Anunciação que estaria disposto a “buscar novos ares”.

Depois de ser declarado inelegível, pela Justiça Eleitoral, Caetano se articula junto ao PSB, que seria a sigla que o acolheria, na militância, caso sua inelegibilidade não tenha mais condições de recursos, ou como candidato a prefeito de Camaçari em 2020, caso se, até lá, consiga reverter a decisão da justiça.

A informação sobre o pedido de desfiliação Caetano do Partido dos Trabalhadores estaria sendo mantida em segredo uma vez que, Caetano pode ser convencido a manter-se nos quadros do partido com horizontes promissores.

Quem pode confirmar?

Everaldo Anunciação, presidente do PT na Bahia, com a palavra.

Continuar Lendo

BAHIA

Governo convoca universitários para reforço escolar na rede estadual

Publicado

em

Governo convoca universitários para reforço escolar na rede estadual

O Partiu Estágio, iniciativa da administração estadual que garante acesso a oportunidades de aprendizado a universitários baianos, publicou, nesta sexta-feira (22), a segunda convocação em 2019. Para as 905 vagas anunciadas – voltadas a estudantes dos cursos de Letras, Matemática e Educação Física – o Estado convocou 626 inscritos. 

Os novos estagiários irão atuar no projeto de reforço escolar para a rede estadual de ensino, anunciado pelo governador Rui Costa durante o programa #PapoCorreria. O grupo será direcionado para escolas estaduais de 21 municípios baianos, incluindo Salvador.

A convocação dos universitários segue a mesma regra das demais convocações realizadas pelo Partiu Estágio. Os estudantes selecionados estão sendo informados por meio do e-mail cadastrado no momento da inscrição no programa. A relação dos selecionados está disponível para consulta no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

A comunicação por e-mail traz a lista de documentos a ser entregue pelo universitário, relacionada em Edital, e o local onde devem se apresentar. A escola onde o estágio irá ocorrer será definida posteriormente.

Os convocados têm prazo de dez dias úteis para se apresentarem, a partir desta sexta (22) e previsto para ser encerrado no dia 4 de abril. Quem não entregar toda a documentação exigida, ou não se apresentar dentro do prazo estipulado, perderá a vaga de estágio. Desde o lançamento do programa, em abril de 2017, já foram contratados pouco mais de 6,5 mil universitários para atuar no serviço público baiano. O projeto de reforço escolar irá contratar, ao todo, cinco mil estudantes universitários.  

O Partiu Estágio é prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. 

Documentação necessária:

– Comprovante de residência

– Original e cópia da Carteira de Identidade

– Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)

– Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso

– Declaração da Instituição de Ensino informando semestre letivo, duração do curso, percentual cursado, turno de estudo, curso de formação e sua modalidade presencial (Anexo II do Edital)

– Comprovante de matrícula e frequência da Instituição de Ensino

– Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público

– Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso

– Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

– Comprovação de inscrição no Cadúnico, se for o caso

– Histórico escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de nível médio, no caso dos candidatos que tenham sido selecionados pelo critério de ter estudado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou como Bolsista integral

– No caso de pessoas portadoras de deficiência, deverá ser apresentado um Relatório Médico comprovando a deficiência

Veja arquivo anexo:

http://tudoepolitica.com.br/wp-content/uploads/2019/03/PartiuEstagio22marco2019.pdf

Continuar Lendo
BANNER

AS MAIS LIDAS DA SEMANA